Periodontia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 4 de 4
- ItemObtenção de fibrina rico em plaquetas e aplicações clínicas(2018)O presente trabalho sob o tema: “Obtenção de Fibrina rico em plaquetas e aplicações clínicas”, abordou aspectos interessantes sobre o uso de fibrina em procedimentos cirúrgicos e sua capacidade de cicatrização, destacando uma importante propriedade, pois consegue reproduzir a fase final da coagulação. Percebe-se que no campo da odontologia, há vários domínios de aplicação, do PRF, como aumento de tecido ósseo para implantodontia, levantamento do seio maxilar, enxerto de alvéolos, cirurgias periodontais estéticas entre outros. Conclui-se que o alcance das aplicações do PRF é bastante amplo, porém, o conhecimento sobre este biomaterial, ainda se encontra limitado.
- ItemCorrelação entre a doença periodontal e lúpus eritematoso sistêmico(UNISA, 2018)Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença de etiologia desconhecida, caracterizada por uma resposta autoimune excessiva no corpo que afeta o tecido conjuntivo. A doença é possivelmente desencadeada por fatores etiológico ambientais e por processos patológicos orgânicos, tais como a exposição à luz solar, processos infecciosos crônicos e fatores genéticos. A Doença Periodontal é infecciosa, causada por microrganismos na cavidade oral, resultando em um processo inflamatório crônico que estimula a resposta imune, causando assim danos aos tecidos periodontais. Vários estudos apontam uma possível relação entre ambas as doenças. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a correlação entre LES e a Doença Periodontal, onde se abordará as características comuns em ambos os fatores, conceituando as patologias, por meio de uma revisão de literatura.
- ItemAssociação entre periodontite e alterações no perfil lipídico e diâmetro da lipoproteína de alta densidade (HDL)(UNISA, 2018)A doença periodontal crônica, ou periodontite, é uma doença progressiva e inflamatória e está relacionada a maus hábitos de higiene bucal, sendo bastante prevalente na população adulta. A periodontite crônica é associada ao acúmulo de placa e cálculo e geralmente tem um curso de progressão de lento a severo. Tem sido relacionada a diversas alterações sistêmicas, entre elas as dislipidemias, que são fatores de risco conhecidos para a aterosclerose. A presença de periodontite está relacionada à diminuição dos níveis plasmáticos da lipoproteína de alta densidade (HDL), uma lipoproteína antiaterogênica que possui função antinflamatória e antioxidante, sendo que seu diâmetro está relacionado a essas funções protetoras. Além disso, a doença tem sido relacionada ao aumento dos níveis plasmáticos de LDL-c e triglicérides. Este foi o primeiro estudo com o objetivo de avaliar a influência da doença periodontal nos níveis de lípides e lipoproteínas plasmáticas e no diâmetro da HDL. Para isso, foram avaliadas as concentrações plasmáticas de colesterol total, colesterol de HDL, de LDL e VLDL e triglicérides, pelo método enzimático colorimétrico, bem como o diâmetro da HDL por laser light scattering em 13 pacientes com periodontite e 8 indivíduos controles. Nos resultados obtidos, pacientes portadores de periodontite não apresentaram diferenças significativas nas concentrações de colesterol total, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, triglicérides e diâmetro de HDL quando comparados aos indivíduos controles.
- ItemUso odontológico de hidroxiapatita como material de enxertia(UNISA, 2018)Umas das principais dificuldades enfrentadas na odontologia é a perda óssea. Com o passar do tempo desenvolveram-se enxertos ósseos para que se torne possível a reabilitação dessas áreas. Estudos mostraram as possíveis formas de enxertos ósseos e os enxertos sintéticos vem ganhando espaço cada vez mais. A hidroxiapatita, Ca10 (PO4)6 (OH)2, apresenta semelhança química muito grande com os tecidos duros (ossos e dentes) e tem sido empregada como reconstituinte ósseo cada vez mais, uma vez que vários estudos têm demonstrado este material como altamente biocompativel e com capacidade de acelerar a neoformação óssea. O presente estudo tem o objetivo de revisar as vantagens e desvantagens do uso de hidroxiapatita sintética como material de enxertia óssea na área odontológica.