Privação afetiva na infância e possíveis impactos no desenvolvimento do sujeito: uma pesquisa exploratória da abordagem centrada na pessoa

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Lucena, Iara Soares de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A afetividade desempenha um importante papel no desenvolvimento do indivíduo, na forma como se constrói e constitui suas relações. É a afetividade que dará sentido às experiências. Na infância, as experiências afetivas são vivenciadas principalmente na relação pais e filhos e é através dessa relação que a criança começa a se perceber como um ser amável, um ser digno de amor e isso é muito significativo na constituição desse indivíduo. O desenvolvimento do self pode ser comprometido quando essa relação não tem um vínculo afetivo, interferindo na forma como esse pequeno ser vai se perceber, se sentir, formar seus valores e comportamentos. O presente trabalho objetiva apresentar a percepção da Abordagem Centrada na Pessoa em relação a privação afetiva na infância, apontando os possíveis impactos no desenvolvimento do sujeito. Para isso, foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica com base em cenas do filme ‘Gênio Indomável', considerando o período de 1973-2021, relacionando-o com o conceito da formação do Self na ACP. Os resultados obtidos confirmam que o indivíduo que sofreu privação afetiva na infância tem essas experiências retratadas em sua consciência de forma significativa, impactando em sua maneira de ver o mundo, se perceber e em suas relações interpessoais. De acordo com Rogers (2003), o sujeito irá reagir à existência de acordo com sua maneira de percebê-la e esta forma de perceber é influenciada pela maneira que os pais lidaram com ele. A partir disso, foi exposto os princípios facilitadores utilizados pela ACP, para auxiliar o indivíduo nessa condição, pois para Rogers o self não é algo estático, o que possibilita o desenvolvimento do indivíduo. A Abordagem Centrada na Pessoa acredita no potencial do ser humano em superar os seus traumas passados através de uma relação de ajuda que facilitará que esse desenvolvimento aconteça.
Descrição
Palavras-chave
Infância, Privação, Afeto
Citação
LUCENA, I. S. Privação afetiva na infância e possíveis impactos no desenvolvimento do sujeito: uma pesquisa exploratória da abordagem centrada na pessoa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia ) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.
Coleções