Avaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Kuzma, Denise Santiago
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos sendo o principal nutrientes das células. A revelância desse trabalho considerou-se a importância da glicose para o nosso organismo, dessa forma foi analisado se este tema está sendo trabalhado com os alunos do ensino médio nos livros didáticos e para tanto foi realizada uma análise em três livros da rede pública. Por isso o objetivo desse trabalho foi analisar o conteúdo relacionado à ação da glicose no organismo humano em jejum e alimentado nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio, com o intuito de investigar se o tema está sendo apresentado corretamente e de forma contextualizada nesses livros. A metodologia adotada foi a pesquisa documenal, realizada por meio da análise de Livros Didáticos, bem como a revisão bibliográfica para sistematizar o assunto em fontes como, livro, dissertações e artigos. Durante as pesquisa dos livros didáticos, percebeu-se que os conteúdos são ensinados de forma descontextualizados, dificultando o aprendizado do aluno, visto que, os livros poderiam trazer o tema glicose de uma maneira mais específica, pois esse assunto é de muita importância para os estudantes, trazendo imagens claras, atraentes e contextualizadas, poderiam trazer mais esse tema sobre glicose e o seu metabolismo para os estudantes que estão na faixa de crescimento e que poderiam estar se cuidando melhor, garantindo uma vida mais saudável e assim ter mais interesse também na aréa de biologia.
Descrição
Palavras-chave
Glicose, Livro didático, Analise
Citação
KUZMA, D. S. Avaliação de conteúdo sobre o destino da glicose na hora de comer e entre as refeições em livros didáticos do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.