Avaliação da abordagem dos vírus em livros de biologia do ensino médio

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Philbois, Felipe Lacerda
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O tema Vírus é muito importante para os alunos, pois em nosso cotidiano nos deparamos com eles a todo momento, e nesse em específico vivemos uma pandemia e é importante a eles que saibam compreender como um vírus funciona e a importância de tomar todos os cuidados necessários. O termo “vírus” (do latim virus, veneno) designa um grupo variado de estruturas acelulares de tamanho entre 15 a 300 nanômetros, capazes de atacar nossas células e causar infecção viral. Assim esse trabalho visou avaliar o conteúdo do tema vírus em três livros didáticos utilizados no ensino médio, quanto a sua linguagem de texto, imagens relacionadas, exercícios propostos e curiosidades sobre o tema, etc., e como estes fatores acima são importantes para ensinar e demonstrar ao aluno o funcionamento de um vírus. Foram selecionados três livros do Ensino Médio de 2016 para avaliação, utilizando como critério linguagem de texto, qualidade de imagens e ilustrações, relação imagem com texto e exercícios propostos e concluiu-se que a primeira obra mostra-se adequada para uso pois obteve qualificações altas, a segunda obra se sobressai dentre as três e mostra-se a mais adequada para uso pois obteve as melhores qualificações deste trabalho e a terceira obra é a menos adequada para uso, que teve a menor qualificação apresentada neste trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Vírus, Livro didático, Infecção viral
Citação
PHILBOIS, F. L. Avaliação da abordagem dos vírus em livros de biologia do ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.