Analise clinica e radiografica das alterações teciduais ao redor de implantes unitarios imediatos submetidos a função oclusão imediata na maxila

Imagem de Miniatura
Data
2005
Autores
Castro, Alessandra Abreu Pereira de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Os implantes imediatos, com ou sem carga imediata, são uma alternativa de tratamento para se restabelecer, em um menor período, a estética e função oclusal perdidas. Muitos estudos foram feitos empregando-se carga imediata em implantes múltiplos contidos. Nos casos de implantes unitários, a maioria dos estudos realizou a instalação de próteses imediatas, sem contatos oclusais, apenas com finalidade estética. O objetivo do presente estudo é avaliar as alterações clínicas e radiográficas ao redor de implantes imediatos unitários submetidos à função oclusal imediata. Foram selecionados 1 O pacientes que receberam 15 implantes imediatos associados a próteses unitárias, apresentando leves contatos oclusais em oclusão cêntrica. Os implantes foram inseridos com torques 2:: 40 Nem. Todos os implantes foram avaliados quanto à profundidade de sondagem do sulco, presença de sangramento, recessão gengival e estabilidade, nos períodos de uma semana, um, dois e seis meses após a cirurgia. Uma análise estatística foi realizada por meio dos testes ANOV A e Tukey-Kramer. A média de profundidade de sondagem para avaliação de uma semana, um, dois e seis meses foi de 4,26 ± 0,80 mm, 3,48 ± 1,06 mm, 2,94 ± 0,51 mm e de 2, 73 ± 0,36 mm, respectivamente (p<0,05). Após seis meses, nenhum sítio sangrante foi observado. Recessão gengival de 1 mm foi observada em apenas um caso e este manteve-se estável até a análise final. A estabilidade do implante foi aferida com o dispositivo Periotest®. Observou-se que, à medida que os implantes se tornavam osseointegrados, os valores de Periotest® diminuíam. Os valores encontrados nas avaliações de uma semana, um, dois e seis meses foram de 7,23 ± 5, 18, 6,46 ± 3,57, 3,38 ± 3,55 e 1,85 ± 2,97, respectivamente (p< 0,05). Após seis meses, foi observada uma perda óssea média em oito implantes de 0,59 ± 0,27 mm e, em cinco casos, ganho ósseo médio de 0,8 ± 0,48 mm. Dos 15 implantes dois falharam. A taxa de sobrevida durante o acompanhamento de seis meses foi de 86,6%. A partir dos resultados deste estudo, pôde-se concluir que a substituição de um elemento dentário por um implante unitário imediato, associado a uma prótese em função imediata, permite a preservação dos tecidos moles e duros ao redor do implante. Os resultados deste estudo encorajam a realização do protocolo proposto, porém, para se obter sucesso, é necessário se fazer uma minuciosa avaliação do paciente e das características do sítio que receberá o implante.
Descrição
Palavras-chave
Implantes unitários imediatos, Função oclusal imediata, Alterações teciduais
Citação
CASTRO, A. A. P. Analise clinica e radiografica das alterações teciduais ao redor de implantes unitarios imediatos submetidos a função oclusão imediata na maxila. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2005.