Abstract:
Na orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Graduação em Educação Física, adotamos algumas estratégias que se mostraram eficientes e que facilitaram a comunicação entre orientador e estudante. Entre elas, podemos destacar: elaboração de manuais e modelos; divisão da construção do TCC por etapas; elaboração de trilha de aprendizagem com orientações pontuais sobre cada etapa de construção do TCC; webconferências de orientação detalhadas sobre a construção de cada etapa; interação em fóruns de discussão e; comunicação via redes sociais entre alunos e estudantes.
Em resposta às estratégias adotadas, observamos um elevado comprometimento dos estudantes neste processo de elaboração, desde a seleção das temáticas que consideraram suas vivências prévias até o cuidado que tiveram em relatar suas experiências à luz de bibliografias atuais.
Assim, sob minha sob minha supervisão e orientação, 127 estudantes foram aprovados no TCC neste primeiro semestre de 2020 e, alguns destes, autorizaram a publicação de seus trabalhos. Deixo a todos estes estudantes meus agradecimentos e felicitações com desejo de sucesso em suas trajetórias profissional e pessoal.
Nesta segunda edição dos ANAIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – EDUCAÇÃO FÍSICA, publicamos os trabalhos completos e resumos dos estudos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre do ano de 2020 que abordaram temáticas como:
1) Realidades locais e as aulas de Educação Física;
2) Discussões sobre inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência em aulas de Educação Física;
3) Importância dos esportes para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes;
4) As implicações da prática de atividades física e esportivas na saúde para jovens, adultos e idosos;
5) Aplicação dos conteúdos da Cultura Corporal de movimento nas aulas de Educação Física.
6) Obesidade infantil;
7) Prática de modalidades específicas como Handebol, Basquetebol, Muay Tay, Yoga e Hatha Yoga.
Boa leitura a todos!
Prof. Dr. Bruno de Oliveira Pinheiro
Coordenador do TCC de Educação Física – EaD