Análise histomorfológica do efeito da aplicação tópica do cloreto de estrôncio em defeitos ósseos provocados em mandíbula de coelhos

Imagem de Miniatura
Data
2006
Autores
Faria, Márcio Antonio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar in vivo a influência da aplicação tópica do cloreto de estrôncio no crescimento ósseo em defeitos realizados em mandíbula de coelhos da raça New Zealand, fêmeas. Utilizou-se 12 animais para a criação dos defeitos ósseos na região lateral de mandíbula, bilateralmente. Portanto foram realizadas 24 cirurgias padronizadas com o uso de brocas trefinas de 5,0 mm. Nos defeitos do lado direito foram implantadas esponjas de colágeno reabsorvíveis embebidas em soro fisiológico (grupo controle). Nos defeitos do lado esquerdo, foram implantadas esponjas reabsorvíveis embebidas em solução de cloreto de estrôncio a 2M (grupo teste). Todos os defeitos foram cobertos com membranas reabsorvíveis de colágeno, as quais foram fixadas com parafusos de titânio. Os animais foram divididos em 4 grupos de 6 animais, de acordo com a data de sacrifício: Grupo A (controle de 28 dias); Grupo A 1 (teste de 28 dias); Grupo 8 (controle de 56 dias); Grupo 81 (teste de 56 dias). Após o sacrifício as amostras foram analisadas e a avaliação do crescimento ósseo foi realizada com o auxílio de microscopia de luz. Os resultados encontrados na análise de 28 dias demonstraram que houve um maior crescimento ósseo no grupo teste (A 1) em relação ao grupo controle(A). No Grupo A (controle) predominou a presença de um tecido conjuntivo denso com a presença de infiltrado inflamatório crônico.Nas amostras de 56 dias observou-se também uma maior taxa de formação óssea no grupo B 1 (teste 56 dias) em relação ao grupo B ( controle 56 dias), sugerindo que o cloreto de estrôncio em uso tópico estimulou de forma favorável a reparação óssea neste experimento.
Descrição
Palavras-chave
Estrôncio, Cloreto, Regeneração óssea
Citação
FARIA, M. A. Análise histomorfológica do efeito da aplicação tópica do cloreto de estrôncio em defeitos ósseos provocados em mandíbula de coelhos. 2006. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2006.