Efeito da imunização anti-hormônio liberador de gonodatrofinas (GNRH) sobre o desenvolvimento testicular, espermatogênese e ganho de peso de bovinos pré-púberes

Resumo
As diferentes técnicas convencionalmente empregadas para castração de bovinos provocam dor e estresse, podendo gerar perdas de produtividade. Nesse contexto, métodos alternativos de castração como o uso de vacinas que promovem a inibição do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) tem se popularizado. Embora diversos trabalhos tenham comprovado a eficácia da vacinação anti-GnRH para imunocastração de machos bovinos adultos, questões como a reversibilidade dos efeitos clínicos da vacinação, especialmente quando utilizada em animais pré e peri púberes, permanece sem uma definição clara na literatura. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da imunização anti-GnRH sobre a espermatogênese, desenvolvimento testicular e ganho de peso de bezerros mestiços pré púberes criados a pasto. Para o estudo foram selecionados 18 animais 1/2 sangue Holandês/Gir com idade média de 5 meses. Os animais foram divididos em 03 grupos: Controle (GC; n=6), animais não submetidos à vacinação; Grupo tratamento pré-púbere (G1; n=6), administração de 1 ml da vacina anti-GnRH Bopriva®/sc 1 vez ao mês por 3 meses; Grupo tratamento peri-púbere (G2; n=6) tratamento iniciado apenas quando os animais atingiram 9 meses de idade, na mesma dose e frequência do G1. Todos os bezerros foram avaliados mensalmente pelo período de 9 meses, considerando o efeito do tratamento e do momento em que as vacinações foram iniciadas sobre a contagem diferencial de células de linhagem espermática, circunferência escrotal, ecogenicidade testicular e ganho médio de peso diário (GPD) e total (GPT). A aplicação da vacina anti GnRH retardou o desenvolvimento testicular inicial dos animais do G1 (p<0,05), porém não comprometeu a circunferência escrotal dos animais ao atingirem 14 meses de idade. A ecotextura do parênquima testicular foi semelhante entre os grupos estudados, com exceção do G1 que apresentou menor ecogenicidade testicular a partir da terceira dose da vacina. Menor percentual de espermatogônias foi observado para os grupos que receberam a vacina anti-GnRH em relação ao GC, porém sem diferenças entre os grupos ao final do experimento. Animais que receberam a vacina anti-GnRH alcançaram maior ganho de peso total no período avaliado (em média 2 6 arrobas acima do GPT em relação ao grupo controle). Conclui-se que a vacinação anti GnRH exerce influencia temporária e transitória sobre o desenvolvimento gonadal, ecotextura testicular e espermatogênese de tourinhos em fase pré púbere, sendo que os efeitos vacinais são mais expressivos nos animais que iniciam o protocolo com 5 meses de idade. A vacinação foi capaz de promover maior ganho de peso nos animais tratados.
Descrição
Palavras-chave
Bopriva®, Bovinos, Espermatogênese
Citação
FERREIRA, Cristiano Silva. Efeito da imunização anti-hormônio liberador de gonodatrofinas (GNRH) sobre o desenvolvimento testicular, espermatogênese e ganho de peso de bovinos pré-púberes. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.