Uso de medicamentos ultradiluídos nux vomica e Papaver somniferum, como apoio ao retorno anestésico de gatas submetidas à Ovariosalpingohisterectomia eletiva

Resumo
A administração de agentes anestésicos provoca uma alteração da homeostase do paciente e um estado não ­fisiológico, podendo ocorrer complicações como depressão do sistema cardiorrespiratório e hipotermia, complicações estas que podem se manter no período pós-cirúrgico. Sendo assim a busca por uma recuperação anestésica curta, auxilia na diminuição dos riscos de complicações após a cirurgia. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi avaliar se os medicamentos ultradiluídos Nux vomica 6 cH e Papaver somniferum 30 cH podem auxiliar na diminuição do tempo de retorno anestésico das gatas, e se há diferença entre os grupos avaliados na frequência cardiorrespiratória, e na temperatura. Os animais foram divididos em 3 grupos, o Nux, o Papaver, e solução hidroalcoólica 10%, com 10–­12 animais cada, os animais medicados receberam 4 gotas de cada medicamento, no período de 1 hora, de 15/15 minutos e em seguida foram avaliados frequência cardíaca e respiratória e temperatura, e medido o tempo do retorno anestésico em minutos. O estudo foi realizado em cego e os códigos somente revelados após os resultados da análise estatística, considerando-­se diferença significativa quando p<0,05.
Descrição
Palavras-chave
Medicamento ultradiluído, Homeopatia, Retorno de anestesia
Citação
VALVASSOURA, Fernanda. Uso de medicamentos ultradiluídos nux vomica e Papaver somniferum, como apoio ao retorno anestésico de gatas submetidas à Ovariosalpingohisterectomia eletiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.