Diagnóstico sorológico e molecular de Leishmania infantum baseado no gene de Catepsina L-like de cães mantidos no Centro de Controle do Zoonoses do município de Marabá, Pará.

Resumo
As espécies do gênero Leishmania são parasitas intracelulares obrigatórios, responsáveis por grave zoonose em todo o mundo, a leishmaniose. No Brasil, a espécie mais importante é Leishmania infantum, que tem como principal vetor o flebotomíneo Lutzomyia longipalpis. Entre os hospedeiros estão mamíferos como canídeos silvestres e domésticos e os seres humanos. No meio urbano os cães domésticos são o principal reservatório do parasita, sendo que casos em cães precedem os casos humanos em uma região. No Brasil a região norte e nordeste do país são as que mais notificam casos de leishmaniose visceral em cães e humanos. Na região norte se destaca o estado do Pará, que vem apresentando mais casos da doença nos últimos anos, tendo o município de Marabá segundo maior número de casos de Leishmaniose visceral em humanos nos últimos anos. O trabalho foi realizado utilizando-se 400 amostras de sangue e soro de cães presentes e atendidos no Centro de Controle de Zoonoses do município de Marabá. As amostras obtidas foram testadas com o método de diagnóstico sorológico DPP, recomendado pelo Ministério da Saúde como método de triagem oficial, e diagnóstico molecular PCR, utilizando gene da Catepsina L-like, tendo melhor especificidade e sensibilidade que outros testes. A prevalência encontrada foi de 75,5 % (302/400) nos testes de pesquisa de anticorpos, representando um número de 302 animais e de 59,25% (237/400) no teste molecular, representando um número de 237 animais. Os resultados demonstram que o parasita Leishmania infantum se encontra amplamente distribuído na região de estudo.
Descrição
Palavras-chave
Leishmania infantum, Leishmaniose visceral, Marabá
Citação
CAMPOLONGO, C. I. Diagnóstico sorológico e molecular de Leishmania infantum baseado no gene de Catepsina L-like de cães mantidos no Centro de Controle do Zoonoses do município de Marabá, Pará. 2020. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.