Diversidade, isolamento e filogenia de parasitas do Gênero trypanosoma em vertebrados silvestres da Reserva extrativista Tapajós Arapiuns no estado do Pará.

Resumo
As espécies do gênero Trypanosoma parasitam vertebrados de todas as classes (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) e possuem ciclos de vida com alternância entre vertebrados e invertebrados. A maioria das espécies se desenvolve em artrópodes hematófagos, que podem pertencer a diversas ordens e famílias. Os tripanossomas circulam no ambiente silvestre como enzootias, associados com os hospedeiros e seus respetivos ecótopos. A maioria das espécies não patogênica, T. cruzi é a única espécie patogênica para o homem nas Américas. Estudos realizados com algumas espécies de tripanossomas apontam uma grande complexidade do ciclo silvestre em biomas. Ressalta-se o fato que existem poucos trabalhos realizados no estado do Pará em animais silvestres. Até o momento, poucos estudos avaliaram os pequenos mamíferos terrestres e morcegos como reservatórios silvestres destes parasitas neste estado, com ausência de estudos com outros grupos de vertebrados. O presente projeto teve como objetivo principal, o conhecimento da diversidade de parasitas do gênero Trypanosoma em animais silvestres da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns no estado do Pará através do isolamento, caracterização molecular e estudos filogenéticos com marcadores tradicionais utilizados para o grupo. Foram capturados 111 morcegos pertencentes a 11 espécies e 9% estavam positivos para parasitas com morfologia do gênero Trypanosoma e todas as culturas positivas foram criopreservadas. A filogenia baseada na região V7V8 SSUrDNA identificaram a presença de T. cruzi marinkellei e T. dionisii nos morcegos da Reserva.
Descrição
Palavras-chave
Trypanosoma, Filogenia, Morcegos
Citação
SZPEITER, Bruno Bernal. Diversidade, isolamento e filogenia de parasitas do Gênero trypanosoma em vertebrados silvestres da Reserva extrativista Tapajós Arapiuns no estado do Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.