O condicionamento operante como ferramenta visando o bem-estar de calitriquideos cativos e os benefícios da associação da homeopatia

Imagem de Miniatura
Data
2016
Autores
Manacero, Roberta Biasoto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Animais selvagens mantidos em cativeiro passam por diversos manejos e procedimentos veterinários de rotina, realizados mediante contenção física e/ou química, que podem ser considerados agentes estressores. Por meio de técnicas de condicionamento operante é possível treinar animais para colaborarem em tais procedimentos, dessa forma eliminando a necessidade de contenção física, assim reduzindo o estresse e contribuindo para o bem-estar. Um total de 18 animais, das espécies saguis-de-tufo-branco e saguis-de-tufo-preto (Callithrix sp), foram utilizados como modelos e passaram por avaliação comportamental com uso de etogramas e treinamento por meio de técnicas de condicionamento operante para colaboração em procedimento de colheita de saliva por meio de swab. Em adição, com base no perfil comportamental dos indivíduos, foi realizada repertorização e escolha de medicamentos homeopáticos para indivíduos ansiosos, covardes e agressivos, a fim de averiguar os benefícios da associação desse tratamento às técnicas de treinamento utilizadas. Houve sucesso no treinamento de 16 indivíduos (88,88%) e verificou-se que a associação do tratamento homeopático para os indivíduos ansiosos, covardes e agressivos foi positiva, no sentido de que reduziu o tempo e número de sessões de treinamento necessários para se atingir o objetivo de colheita de amostra de saliva. Com isso, valida-se o uso das técnicas de condicionamento operante para obter colaboração dos animais e observa-se os benefícios da associação da homeopatia à tais técnicas.
Descrição
Palavras-chave
Calitriquídeos, Bem-estar, Condicionamento
Citação
MANACERO, Roberta Biasoto. O condicionamento operante como ferramenta visando o bem-estar de calitriquideos cativos e os benefícios da associação da homeopatia. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.