Avaliação reprodutiva de periquitos australianos padrão inglês (Melopsittacus undulatus) em cativeiro com o uso de manejo nutricional

Imagem de Miniatura
Data
2016
Autores
Couto, Erica Pereira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Os periquitos australianos (Melopsittacus undulatus) são considerados pelo IBAMA como animais domésticos. Suas necessidades nutricionais variam conforme a fase da vida e, na fase reprodutiva necessita-se de aproximadamente 12 a 15% de proteína bruta. Nesta fase o aumento da proteína na dieta se faz necessária, pois ocorre maior consumo de alguns aminoácidos uma semana antes da ovoposição, devido ao crescimento do oviduto e a produção do ovo propriamente dito. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com proteína na forma de albumina ou na forma de aminoácidos sobre a reprodução dos periquitos australianos padrão inglês. Para isto foram utilizados 21 gaiolas contendo um casal cada divididos em 3 grupos, sendo o Grupo 1 suplementado na água diariamente com produto comercial a base de aminoácidos (Aminosol®), o Grupo 2 o controle e o Grupo 3 o que recebeu acréscimo de albumina na forma de clara de ovo em pó misturado à farinhada obtendo-se um produto com 40,78% de proteína bruta (PB). Os dados foram submetidos à análise de variância (PROC GLM) (SAS Institute Inc., 2001) onde se verificou o efeito dos tratamentos sobre o total de ovos, total de ovos fertilizados, total de ovos não fertilizados, total de ovos com morte embrionária, total de nascidos, total de mortos no ninho, total de desmamados, taxa de ovos não fertilizados, taxa de fertilidade, taxa de eclosão, taxa de desmama, taxa de mortalidade do nascimento a desmama e taxa de natalidade sendo, em seguida, utilizado o teste de comparação de médias ajustadas LSMEANS. Foi adotado o nível de significância de 5% para todas as análises realizadas. A quantidade de ovos fertilizados (p = 0,2132), ovos não fertilizados (p = 0,1443), ovos com morte embrionária (p= 0,1955), ovos quebrados (p = 0,1380), filhotes nascidos (p = 0,2428), morte de filhotes até desmama (p = 0,4903) e total de filhotes desmamados (p = 0,2931) e as variáveis de eficiência reprodutiva como taxa de ovo não fertilizado (p = 0,2484), taxa de fertilidade (p = 0,2484), taxa de morte embrionária (p = 0,1299), taxa de eclosão (p = 0,1624), taxa de mortalidade até desmame (p = 0,8207) e taxa de desmama (p = 0,2304) não diferiram entre os tratamentos. Assim, concluiu-se que nas condições de criação avaliada, a suplementação de periquitos australianos padrão inglês com aminoácidos na água ou albumina na farinhada não altera a eficiência reprodutiva dos animais.
Descrição
Palavras-chave
Nutrição, Reprodução, Fertilidade
Citação
COUTO, Erica Pereira. Avaliação reprodutiva de periquitos australianos padrão inglês (Melopsittacus undulatus) em cativeiro com o uso de manejo nutricional. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem-Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.