Modelos digitais personalizados de placas de crescimento ósseo: novas perspectivas para diagnóstico e planejamento terapêutico a partir da reconstrução 3D de imagens médicas e tecnologia autoestereoscópica

Resumo
Lesões na placa de crescimento de ossos imaturos podem interromper o crescimento ósseo normal e causar deformidades permanentes. A alta incidência dessas lesões e a dificuldade em sua visualização tornam a criação de modelos digitais 3D uma ferramenta valiosa para diagnóstico e planejamento terapêutico. Este projeto visa criar um modelo digital 3D personalizado das placas de crescimento de ossos imaturos a partir de imagens de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e processá-los para visualização em tela multi-autoestereoscópica. Essa tecnologia permite visualização 3D com percepção de profundidade sem óculos especiais, proporcionando maior conforto e realismo. A utilização dessa tecnologia na área médica pode auxiliar na compreensão de estruturas anatômicas complexas, planejamento terapêutico e educação médica. Para criar o modelo digital 3D, serão obtidos conjuntos de dados DICOM de RMN das placas de crescimento em bancos de imagens médicas anônimas e públicas. A segmentação será realizada com o software InVesalius, seguida pelo processamento no software Fusion 360. A criação das imagens para visualização em tela multi-autoestereoscópica seguirá uma metodologia que inclui a obtenção de imagens bidimensionais de uma rotação de 360 graus, processadas em matrizes 3x3 e transformadas em um vídeo de rotação de pontos de vista. A visualização do modelo 3D será realizada na tela multi-autoestereoscópica da Lumina3D, utilizando o software 3D Movie Center. Espera-se que essa metodologia ofereça uma nova forma de visualizar as placas de crescimento, auxiliando na compreensão anatômica e patológica, no diagnóstico e no planejamento terapêutico, além de proporcionar uma experiência de visualização aprimorada e imersiva em relação a outras tecnologias.
Descrição
Palavras-chave
Placa de Crescimento, Anatomia, Modelagem Paciente-específica
Citação
ANDRADE, Anabelle Mello de. Modelos digitais personalizados de placas de crescimento ósseo: novas perspectivas para diagnóstico e planejamento terapêutico a partir da reconstrução 3D de imagens médicas e tecnologia autoestereoscópica. Orientador: Thiago Domingues Stocco. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade Santo Amaro. São Paulo, 2025.
Coleções