Eficácia de uma pasta à base de politetrafluoretileno e polimetilmetacrilato, no travamento dos parafusos de pilares protéticos em implantes de hexágono externo

Resumo
A proposta deste estudo foi avaliar a eficácia de uma pasta composta de polimetil metacrilato (PMMA) e politetrafluoretileno (PTFE), no travamento de parafusos de pilares em reposições unitárias sobre implantes, após ensaios de ciclagem mecânica. Para isso foram utilizados 20 implantes hexágono externo, divididos igualmente em dois grupos: Grupo C – grupo controle composto de 10 corpos de prova, que consistiam em implantes conectados a pilares UCLA e parafuso de titânio com encaixe para chave quadrada; grupo T – grupo teste, o qual apresenta a mesma composição do grupo controle, porém neste caso foi aplicada a pasta de vedação de PMMA e PTFE nas roscas do parafuso de titânio do pilar. Os parafusos dos pilares de ambos os grupos foram torqueados a 32 N.cm utilizando um torquímetro digital. A ciclagem mecânica foi realizada para simular a função mastigatória, com força excêntrica de 112.8N a uma freqüência de 2,5Hz num total de 350.000 ciclos para cada grupo. Após a ciclagem foi realizada a medição do torque de afrouxamento dos parafusos dos pilares com o torquímetro digital, e os resultados dos dois grupos analisados e comparados estatisticamente por teste-t. Na comparação entre os grupos, o destorque final apresentado pelo grupo C - controle (16,07 ± 10 N.cm) foi significantemente menor (p=0,009) ao apresentado pelo grupo T - teste com pasta de vedação de PMMA e PTFE (25,37 ± 3,325 N.cm).
Descrição
Palavras-chave
Implantes Dentários, Falha de Restauração Dentária, Torque, PMMA, Teflon, Mastigação
Citação
REZENDE, Carlos Eduardo Edwards. Eficácia de uma pasta à base de politetrafluoretileno e polimetilmetacrilato, no travamento dos parafusos de pilares protéticos em implantes de hexágono externo. Orientador: Rogério Adib Kairalla. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2010.