Concordância e discordância de teorias de liderança: estudo comparativo entre universitários de administração de uma instituição privada do estado de São Paulo
Concordância e discordância de teorias de liderança: estudo comparativo entre universitários de administração de uma instituição privada do estado de São Paulo
Data
2007
Autores
Dias, Ely José Hollen
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Estudos no campo da psicologia e da sociologia têm indicado lacunas a serem
preenchidas por estilos diferentes de liderança adotados por organizações ao redor
do mundo. Com isso em vista, o presente estudo realizou uma pesquisa entre
estudantes de administração de uma instituição de ensino superior na região sul da
cidade de São Paulo.
Utilizando-se de um questionário, o estudo mensurou o grau de concordância dos
estudantes em relação a diferentes estilos de liderança. Os dados coletados foram
então tabulados numa planilha eletrônica que pode ser vista no capítulo 4.
Baseando-se na teoria, em significativa bibliografia, e em dados encontrados entre
eruditos e futuros líderes, este estudo concluiu que o estilo de liderança servidora
pode ser considerado uma opção viável, e até desejável, para responder às
exigências sociais, sendo uma boa referência para professores de ensino superior,
e uma contribuição para estudantes que precisam de subsídios para se tornar
líderes eficientes, sintonizados com nosso tempo.
Ademais, considerando que a liderança é uma relação entre influência e poder, o
estudo propõe que os líderes necessitam de relações baseadas em conceitos e
princípios coerentes com as relações humanas.
Descrição
Palavras-chave
Liderança, Líder, Liderados
Citação
DIAS, Ely José Hollen. Concordância e discordância de teorias de liderança: estudo comparativo entre universitários de administração de uma instituição privada do estado de São Paulo. Orientador: Josmar Sionti Arrais Matos. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Liderança) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2007.