Avaliação da atividade antimicrobiana do metacrilato de metila enriquecido com nanomontmorilonita carregada com metronidazol e clorexidina

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Branco, Delcio Ildefonso Abreu
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A incorporação de nanocompósitos poliméricos reforçados com argila mineral na matriz de polímeros promove melhoria das propriedades mecânicas do material. Tais partículas possuem ainda a capacidade de absorção de moléculas orgânicas, o que possibilita a mesma de ser um veículo de liberação controlada de fármacos. O presente trabalho objetiva comparar a atividade antimicrobiana do metacrilato de metila (MMA) enriquecido com montmorilonita (MMT) carregada com metronidazol e clorexidina. Foram utilizados 15 corpos de prova de compósitos de MMA quimicamente ativados, preparados com nanopartículas de MMT divididas previamente em três grupos de acordo com o tipo de solução incorporada, controle (sem incorporação de solução), metronidazol e clorexidina (inserção em solução aquosa do respectivo fármaco). A avaliação da atividade antimicrobiana foi feita através do cultivo de P. gingivalis e E. faecalis em meio BHI caldo e/ou BHI ágar,sob condições de anaerobiose. Os dados referentes aos halos formados entre os dois fármacos foram analisados através do teste “t” de Student. O valor global de significância adotado foi de 5%. A clorexidina e o metronidazol apresentaram atividade antimicrobiana para o E faecalis, porém foram ineficazes no controle da colonização da P. gingivalis, quando incorporados ao complexo MMA-MMT. Não houve diferença estatisticamente significativa entre a atividade dos dois fármacos (teste t, p≥ 0,05). Ambos os fármacos pesquisados do presente estudo mostraram efetividade no controle antimicrobiano para cepas do E. faecalis, mesmo quando incorporados ao complexo MMA-MMT, porém tais agentes antimicrobianos não foram efetivos para o controle da P. gingivalis.
Descrição
Palavras-chave
Clorexidina, Metronidazol, Polímeros
Citação
BRANCO, D. I. A. Avaliação da atividade antimicrobiana do metacrilato de metila enriquecido com nanomontmorilonita carregada com metronidazol e clorexidina. 2018 Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.