O imaginário na arte pictórica de Joan Miró: convergências entre pintura e o desenho infantil

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Data
2020
Autores
Neves, Edvania Rodrigues
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Editor
UNISA
Resumo
Tudo que remete à humanidade está diretamente relacionado à atividade do imaginário e, neste encadeamento de ideias, o campo simbólico se apresenta nas múltiplas possibilidades de atuação do processo criativo. Tanto a arte, como o desenho são livres expressões do imaginário e revelam-se de extrema valia ao progresso das estruturas motoras, psicológicas, cognitivas e afetivas do indivíduo e abrangem vários aspectos envolvidos na expressão de sentimentos. Além disso, oportunizam o entendimento das relações consigo e com o outro. Neste sentido, o propósito deste trabalho é estudar os aspectos simbólicos na arte de Joan Miró e no desenho da criança, para entender como se apresenta o imaginário e estabelecer aproximações com as questões reguladoras dos processos criativos. Como referencial teórico e instrumentos metodológicos, recorremos à teoria de Gilbert Durand e Jean Jacques Wunenburger, os quais se dedicam ao estudo das estruturas e funções dos mitos, dos símbolos e das imagens, em correspondência com o indivíduo e a cultura. Na observação do desenho infantil, contamos com a especialista em arte moderna e contemporânea, Florence de Meridieu, para refletir sobre os métodos de análise do grafismo infantil, e ainda, os teóricos Jean Piaget, Bärbel Inhelder, Georges Henri Luquet, a fim de apreender a perspectiva artística da criança.
Descrição
Palavras-chave
Imaginário, Símbolos, Joan Miró
Citação
NEVES, E. R. O imaginário na arte pictórica de Joan Miró: convergências entre pintura e o desenho infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.