A arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum Curricular

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Data
2021
Autores
Canto, Luana Grohe
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Editor
UNISA
Resumo
Os contos de fadas revelam um mundo de encantamento, beleza, magia e são tramados por enredos repletos de imagens que contribuem para a formação da criança. Os objetivos deste estudo serão analisar quais estratégias didáticas ao narrar contos de fadas podem promover experiências que permitam que a criança, de 4 anos a 5 anos e 11 meses, faça descobertas sobre si mesma e sobre os outros, considerando os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular e se os contos de fadas podem contribuir para a formação pessoal e social da criança. As pesquisas serão de caráter interdisciplinar por relacionar as áreas da literatura, da psicologia e da educação. A investigação será bibliográfica e documental, somada à análise do conto “Bicho de Palha”, de Câmara Cascudo, para nortear a construção metodológica desta investigação, tendo como referencial teórico os estudos do imaginário na perspectiva do Carl Gustav Jung e Marie-Louise von Franz para analisar as contribuições acerca do imaginário e dos contos de fadas para a formação da criança, relacionando-as com os campos de experiências apontados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Descrição
Palavras-chave
Contos de fadas, Imaginário, Experiência
Citação
CANTO, L. G. A arte de narrar contos de fadas e a formação da criança na primeira infância: diálogos com a Base Nacional Comum Curricular. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.