Imprensa e o APEOESP: a greve dos professores do estado de São Paulo de 2015

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Data
2020
Autores
Tavares da Silva Sobrinho, Luis
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Editor
UNISA
Resumo
Este trabalho analisa de forma interdisciplinar - pensando a história, a sociologia e a comunicação — como a greve do magistério da rede pública de ensino paulista, ocorrida em 2015, foi retratada pelo jornal Folha de S. Paulo. Buscamos contrapor a narrativa do jornal Folha de S. Paulo com a narrativa feita pelo jornal da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – a APEOESP. Pretendemos analisar ainda os fatos que marcaram esses dias de paralização e a narrativa produzida sobre eles através das atas das Assembleias de greve, bem como retratar o que foi noticiado por esse jornal sobre a greve dos professores de 2015, ou seja, vamos analisar especificamente o que foi retratado pelo jornal Folha de S. Paulo utilizando como fonte primária a documentação produzida pela APEOESP, sobretudo seu jornal – APEOESP – Urgente, as atas das assembleias dos professores durante a greve e seus informes, o Informe Urgente, produzidos ao longo da greve. Tal preocupação se justiça devido à necessidade de se perguntar como o jornalismo poderia estabelecer relações entre a ação pública e o discurso no espaço público. Tratase de uma tarefa essencial aos regimes democráticos.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Greve, Narrativa
Citação
SOBRINHO, L. T. S. Imprensa e o APEOESP: a greve dos professores do estado de São Paulo de 2015. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.