Ensino de filosofia na rede estadual de educação de São Paulo e exame nacional do ensino médio - ENEM: a interdisciplinaridade como construtora do saber

Resumo
Este trabalho apresenta uma análise do ensino de Filosofia na Rede Estadual de Educação de São Paulo e suas contribuições para a formação e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio — ENEM, programa do Governo Federal que avalia e classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas. O estudo busca compreender o sentido e a especificidade da Filosofia, enquanto disciplina, e como colabora para a construção do ser humano, enquanto ser de relações. Do mesmo modo, busca avaliar como esse campo do conhecimento perpassa o ENEM, isto é, em que medida os conteúdos de Filosofia ministrados em escolas estaduais de São Paulo se distanciam ou se aproximam do ENEM, avaliação que permite ao jovem educando prosseguir em seus estudos como preconiza o Sistema de Seleção Unificada. A Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008 altera o artigo 36 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e inclui a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio, portanto, analisar como a disciplina atravessa esse contexto de avaliação educacional justifica o presente trabalho. O locus da pesquisa, a Rede Estadual de Educação de São Paulo, foi analisado por intermédio da consulta de registros como conteúdo da disciplina de Filosofia, Caderno do Professor e Caderno do Aluno, considerados, nesses termos, como material didático para o ensino de Filosofia no âmbito em que se insere. Nesse percurso, a abordagem metodológica qualitativa amplia as fontes de pesquisa para a Legislação Brasileira, o Currículo do Estado de São Paulo em Ciências Humanas e Suas Tecnologias e o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD do ano 2015, os quais permitem considerar o tema em sua especificidade. O resultado aponta que o ensino de Filosofia segue as orientações curriculares para o ensino médio em Ciências Humanas e suas tecnologias como proposto pelo Ministério da Educação e objetiva a formação do educando por intermédio do desenvolvimento de competências e habilidades para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. As considerações finais permitem afirmar que os conteúdos de Filosofia estudados por jovens educandos da Rede Estadual de Ensino de São Paulo encontram ressonância com o ENEM. Do mesmo modo, no diálogo interdisciplinar, contribuem para a construção de conceitos necessários na busca do sentido do ser e do existir na relação com o outro, com o mundo e consigo mesmo.
Descrição
Palavras-chave
Rede Paulista de Educação, Currículo, Ensino de Filosofia
Citação
BALBINOT, J. J. Ensino de filosofia na rede estadual de educação de São Paulo e exame nacional do ensino médio - ENEM: a interdisciplinaridade como construtora do saber. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.