Progressão continuada e politicas públicas educacionais: estudos interdisciplinares da realidade educacional de Francisco Morato / SP

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Brito Jr., Daniel
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Esta pesquisa, realizada com abordagem qualitativa e referencial teórico-metodológico, aborda o tema da política pública educacional denominada progressão continuada. O objetivo da pesquisa foi investigar que significados que tal política tem assumido no cotidiano escolar, em especial no município de Francisco Morato-SP uma vez que, após a implantação do regime de escola em ciclos, no Estado de São Paulo, ela carece de reformulações no cotidiano escolar na prática docente, na metodologia e na avaliação dos conhecimentos dos alunos, além de necessitar de formação docente continuada e acompanhamento familiar constante. Em primazia foi realizado o levantamento da literatura sobre o tema da progressão continuada, o estudo da Legislação Federal e Estadual vigente, dos documentos oficiais e dos sítios oficiais da APEOESP e Secretaria de Estado da Educação-SP referentes ao tema, em seguida buscou-se a coleta de dados estatísticos das Unidades Escolares, Atas de reuniões e de Conselhos de Classe. O trabalho amparou-se nos estudos sobre a escola em ciclos e progressão continuada, realizadas por Luiz Carlos Freitas, Arcas, Jefferson Mainardes, Bertagna, e outros. Dentre as considerações finais desta pesquisa podem-se apreender três proposições bastante relevantes para a discussão sobre o significado da temática. Primeiramente, apesar da implantação e vigência da progressão continuada no ensino fundamental, existe um distanciamento entre a Legislação e a prática docente. Desta maneira, surgiu um ensino híbrido pautado nos modelos de escola em ciclos e escola seriada, a retenção de alunos praticamente desapareceu, continuou existindo somente por meio do limite de faltas e no final dos ciclos. Por outro lado, no que se refere aos níveis de proficiência dos alunos, os dados coletados e analisados de promoção, não promoção e SARESP, mostrou que ocorreu pouca evolução.
Descrição
Palavras-chave
Políticas públicas educacionais, Progressão continuada, Ciclos
Citação
BRITO JUNIOR, D. Progressão continuada e politicas públicas educacionais: estudos interdisciplinares da realidade educacional de Francisco Morato / SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.