Cemitério da Consolação: interdisciplinaridade na arte tumular como expressão social dos grupos economicamente dominantes em São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Carmo, Marcos Roberto da Silva do
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Esta dissertação se propôs a investigar a constituição da representação social dos grupos, economicamente, dominantes da cidade de São Paulo, de modo especial a partir das construções tumulares presentes no Cemitério da Consolação, desde a sua instituição na cidade, em 1858 até 1960, a partir da seleção de elementos materiais e simbólicos, com uma pesquisa bibliográfica somada à pesquisa de campo para fundamentar, quantitativa e qualitativamente, a perspectiva teórica e metodológica no viés interdisciplinar que permitissem olhares do alto e em primeiro plano. É certo que a simbologia cemiterial objetiva a expressão ou transmissão de valores culturais para o estabelecimento e a reafirmação das identidades e relações sociais. A pluralidade desses valores expressos na necrópole paulista, na arte e na história ali contidas, está profundamente relacionada às diferentes maneiras encontradas para se lidar com os espaços cemiteriais para além da própria questão da morte.
Descrição
Palavras-chave
Cemitério da Consolação, Arte tumular, Morte
Citação
CARMO, M. R. S. Cemitério da Consolação: interdisciplinaridade na arte tumular como expressão social dos grupos economicamente dominantes em São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.