Parceria ensino-serviço como estratégia para melhoria da qualidade de vida de servidores com agravos crônicos

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Data
2015
Autores
Xavier, Angela Mitzi Hayashi
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Editor
UNISA
Resumo
A qualidade de vida é teoria e prática que interessa as mais diversas áreas (saúde, publicidade, engenharia entre outras) e tem sido amplamente divulgada e questionada. Atualmente quando se fala em qualidade de vida encontram-se aspectos múltiplos e subjetivos, dificultando um consenso conceitual. Há necessidade de se considerar a percepção do indivíduo, os sentimentos, as crenças, as expectativas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualidade de vida é “a percepção do individuo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” e ainda sofre influência da saúde física, psicológica, nível de independência, relações sociais e inter-relação com o ambiente. Vários fatores podem interferir na qualidade de vida, diminuindo a sensação de bem estar do indivíduo e há grande frequência dessa interferência através de sintomas físicos como fadiga muscular e dor e ambos podem interferir no humor e qualidade de vida. A atividade física específica pode favorecer a melhora das dores e do bem estar. Objetivo: Verificar o impacto de um curso sobre a qualidade de vida, em servidores públicos readaptados. Método: fizeram da pesquisa 33 servidores afastados ou readaptados, por doenças crônicas, da Coordenadoria Regional de Saúde – Sul da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foram divididos em dois grupos e participaram de um curso de Capacitação sobre qualidade de vida e saúde na Universidade de Santo Amaro São Paulo. Foram aplicados questionários sobre dor, humor e qualidade de vida e dados demográficos antes e após da realização da capacitação. Resultados: houve significância estatística entre os diagnósticos físicos e mentais, sendo mais físicos, na percepção geral da saúde antes de depois do grupo Capacitação ll, no Perfil de humor do grupo Capacitação l, nas regiões de dores do grupo Capacitação ll, nas regiões de dor referidas e associada ao trabalho do grupo Capacitação ll. Os demais resultados todos apresentaram diferenças entre o inicio e final da pesquisa. Conclusão: o perfil dos readaptados dessa pesquisa é compatível com as demais encontradas, houve discreta melhora nos parâmetros avaliados e satisfação quanto aos valores agregados pela capacitação, essa satisfação enfatiza o valor da parceria ensino-serviço.
Descrição
Palavras-chave
Promoção da saúde, Qualidade de vida, Dor
Citação
XAVIER, A. M. H. Parceria ensino-serviço como estratégia para melhoria da qualidade de vida de servidores com agravos crônicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.