Estudo comparativo de escolas públicas municipais da prefeitura regional de capela do socorro quanto à promoção da saúde

Imagem de Miniatura
Data
2017
Autores
Tannuri, Denis Alves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Este trabalho de pesquisa apresenta um comparativo de desempenho dos escolares entre duas escolas estaduais e duas escolas municipais no entorno do campus I – Universidade Santo Amaro sob jurisdição da Diretoria de Ensino Capela do Socorro, abordando a hipótese de que os alunos atendidos pelo Programa Saúde na Escola, voltado a promoção e educação em saúde, como é esperado ocorrer nas escolas municipais, tendem a ter um desempenho melhor no processo de formação destes alunos em relação aos não atendidos por este Programa – neste caso, como exemplo, temos as escolas da rede estadual. Baseando-se em artigos e livros de pesquisadores sobre esta temática e nas respectivas Leis: Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases, Plano Curricular Nacional, Norteador Programa Saúde na Escola no Município de São Paulo e o Programa Saúde na Escola, tem-se como Objetivo Principal: comparar o desempenho dos escolares em relação aos Objetivos Específicos: características pessoais dos alunos, questões relacionadas à saúde, presença e atuação das equipes de saúde nas escolas, prazer dos discentes em frequentar a escola, média de faltas e média final na disciplina Língua Portuguesa. Trata-se de um “survey”, estudo observacional e transversal, através de um questionário auto-aplicável. Por mais aproximado que foram os dados colhidos, observou-se que o número de alunos da rede municipal de ensino respondeu favoravelmente mais os questionários aplicados em relação aos alunos da rede estadual. Visto a abrangência de elementos atrelados as questões da aprendizagem e desempenho escolar, este estudo de mestrado, longe de tentar abarcar tal complexidade, vem apenas, ampliar e iluminar os aspectos da importância da realização de práticas educativas relacionadas à saúde, não só na prevenção de doenças e promoção de saúde, como também lançar luzes sobre sua importância nas práticas educativas em geral inseridas na escola e, suas possíveis relações com o desempenho escolar.
Descrição
Palavras-chave
Saúde na Escola, Educação e Saúde, Promoção a Saúde
Citação
TANNURI, D. A. Estudo comparativo de escolas públicas municipais da prefeitura regional de capela do socorro quanto à promoção da saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.