Avaliação de alunos ingressantes em um instituto de treinamento personalizado, ensino e pesquisa de São Paulo, quanto à força e resistência do Core

Resumo
Introdução: O treinamento funcional, personalizado e sistematizado com ênfase na manutenção e melhoria da postura global oferece melhores resultados a partir do conhecimento e utilização apropriada das capacidades físicas, por meio do fortalecimento da musculatura profunda do tronco, também chamada Core. Objetivo: Relacionar a ação do Core com movimentos básicos de extensão e flexão de membros inferiores levando-se em conta padrões de estabilidade e mobilidade. Métodos: Foram avaliados 1.761 alunos ingressantes em um Instituto de treinamento personalizado, quanto ao padrão de movimento, consciência corporal e espacial, força e resistência do Core. Resultados e Discussão: A idade média dos avaliados foi de 32 anos, sendo que 58% corresponderam ao gênero feminino. As mulheres apresentaram melhores índices de força, enquanto que os homens mostraram melhor resistência na musculatura relacionada ao Core. Esses resultados relacionam-se diretamente com o padrão de movimento, pois os mesmos estão relacionados aos movimentos de flexão e extensão de quadril e joelhos, possibilitando melhor deambulação. Os homens apresentaram melhor desempenho no agachamento, enquanto que as mulheres tiveram melhor desempenho no avanço (movimento mais específico e complexo). Comprovou-se que o padrão de movimento é diretamente afetado pela idade, bem como as capacidades físicas estudadas (força e resistência); porém, essa relação pode ser inversa caso o treinamento seja direcionado de maneira individual, levando-se em conta a qualidade de execução em detrimento da quantidade de exercícios. Conclusão: O treinamento específico da musculatura do Core mantém íntima associação com as variáveis interdependentes que auxiliam sua função, sobretudo a resistência do Core.
Descrição
Palavras-chave
Treinamento funcional, Padrão de movimento, Força muscular
Citação
MORAES, R. I. Avaliação de alunos ingressantes em um instituto de treinamento personalizado, ensino e pesquisa de São Paulo, quanto à força e resistência do Core. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.