O uso da leitura de imagem no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos
O uso da leitura de imagem no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos
Data
2023
Autores
Santos, Grazielle Silva
Airoso, Lucimara Neves
Silva, Marlene Dias Coutinho da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender, com base na bibliografia, a maneira como o uso de imagens pode auxiliar o processo de alfabetização de jovens e adultos. Para tanto, empreendeu-se um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa e com enfoque bibliográfico. Utilizou-se para compor o estudo artigos, livros, capítulos de livros e trabalhos de conclusão de curso. Foi possível identificar nesta pesquisa que o uso de imagens é fundamental para o trabalho com a educação de jovens e adultos de maneira a possibilitar um processo
de ensino-aprendizagem que faça real sentido na vida dos estudantes. Também foi possível perceber com base na literatura que a utilização desse tipo de método, por parte dos professores é capaz de fomentar nos estudantes um processo de reflexão sob o qual o educador irá trabalhar não só a decodificação, mas os aspectos sociais a qual a imagem está relacionada.
Descrição
Palavras-chave
EJA, Metodologias, Estratégia, Imagem
Citação
SANTOS, Grazielle Silva; AIROSO, Lucimara Neves; SILVA, Marlene Dias Coutinho da. O uso da leitura de imagem no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2023.