O tema sustentabilidade no ensino médio: uma análise de livros didáticos
O tema sustentabilidade no ensino médio: uma análise de livros didáticos
Data
2021
Autores
Lima, Ricardo de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O tema sustentabilidade é muito importante para os alunos e nossa sociedade, é um processo que faz parte do nosso cotidiano e auxilia a entender preservação e conservação do meio ambiente, deve estar constantemente em nosso dia a dia, pois somente com práticas de preservação e de desenvolvimento sustentável, iremos diminuir a degradação que assola o meio ambiente. Nesse processo de conscientização e educação é necessário preservamos o meio ambiente, e
necessitaremos de práticas sustentáveis, como forma de amenizar os impactos causados pelas atividades humanas, também promovendo a compensação
ambiental. Podemos dizer que a educação ambiental tende a formar cidadãos conscientes dos problemas relacionados a sustentabilidade, com a preservação dos recursos naturais em todos os seus aspectos, sejam ambientais, econômicos ou sociais, e ser ecologicamente correto. Diante desse cenário, este trabalho aborda o ensino do tema sustentabilidade, com pesquisas em sites e livros relacionados ao tema mostrando práticas de preservação e de desenvolvimento sustentável. Foram avaliados livros didáticos do ensino médio, tendo como foco da análise o mesmo tema – sustentabilidade. Com a análise é possível mostrar como cada autor destaca a importância do tema; foi observado, também, a linguagem de texto, as imagens relacionadas, exercícios propostos aos alunos. Este trabalho tem como resultado demonstrar como é realizado o ensino aprendizado do tema em livros didáticos de ensino médio, e concluir como cada etapa desse processo da sustentabilidade pode ser explicado, com a realização de uma crítica construtiva de melhora relacionada ao ensino do tema, para que o ensino da sustentabilidade possa ser mais compreendido por alunos do ensino médio.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Sustentabilidade, Livros Didáticos
Citação
Lima, Ricardo de. O tema sustentabilidade no ensino médio: uma análise de livros didáticos