Aprendizado ativo via aplicativo com repetição espaçada e flashcards no ensino das disciplinas de Anatomia Humana e Histologia no Curso de Medicina em relação aos diferentes tipos de aprendizagem
Aprendizado ativo via aplicativo com repetição espaçada e flashcards no ensino das disciplinas de Anatomia Humana e Histologia no Curso de Medicina em relação aos diferentes tipos de aprendizagem
Data
2022
Autores
Diniz, Vitor Hugo Sousa Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Introdução: Um desafio enfrentado pelo aluno da medicina é terminologia anatômica, que possui uma grande quantidade de termos, conceitos, além disso deve identificar estes itens em peças anatômicas e livros já no início do curso, tendo a importância destes itens para correlacionar com outras disciplinas que serão lecionadas até o final da graduação que também será relevante para a prática efetiva e segura da profissão médica. A saber, a educação médica carece periodicamente de melhoramentos para tornar o ensino mais efetivo, com o fito de formar médicos competentes para atuar na área da saúde. E a repetição espaçada, é um método para promover o aprendizado do aluno através da recuperação dos conteúdos estudados. É um recurso mnemônico, com benefício na retenção a longo prazo da memorização, proporcionando a adição do conhecimento auxiliando no processo de consolidação das memórias, assim, torna-se uma ferramenta não só
para estudos acerca da formação da memória, mas também quanto a utilização no contexto da educação. Por certo, o presente estudo utilizando a metodologia espaçada, com flashcards através de um aplicativo aparece como uma sugestão interessante para tal.
Objetivo: Verificar se a utilização do modelo proposto de repetição espaçada através do aplicativo implicará em um melhor desempenho e engajamento dos alunos aos estudos, sendo verificado a relação com os diferentes tipos de aprendizados.
Metodologia: Será aplicado os questionários de VARK para identificar os tipos de aprendizado dos alunos, posteriormente correlacionar com dados objetivos sobre a utilização do aplicativo ANKI Flashcards, assim como os subjetivos quanto a perspectiva do aluno sobre o método de repetição espaçada. Critérios de inclusão: Alunos do primeiro semestre de medicina. Exclusão: Discentes que já concluíram algum curso de graduação da área da saúde. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética: 5654819
Resultados: Os resultados sugerem que a amostra da presente pesquisa está dentro do esperado na literatura, sendo 65 alunos elegíveis, 6 excluídos por critérios de exclusão registrados na metodologia. Resultado VARK: 68,8% multimodal, unimodal 31,2%, sendo cinestésico 21,9%, auditivo 4,7%, leitura/escrita 3,2% e visual 1,6%. VARK na literatura teve a variação em estudantes da medicina de multimodal de 60,62% a 69%, unimodal 26% a 39,37%, sendo o cinestésico o estilo preferido entre os unimodais. uso de Anki foi associado a pontuações.
Descrição
Palavras-chave
Educação em Saúde, Aprendizagem, Anatomia, Histologia
Citação
DINIZ, Vitor Hugo Sousa Barbosa. Aprendizado ativo via aplicativo com repetição espaçada e flashcards no ensino das disciplinas de Anatomia Humana e Histologia no Curso de Medicina em relação aos diferentes tipos de aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2022.