O perfll epidemiológico e marcadores da Miocardite por Covid-19
O perfll epidemiológico e marcadores da Miocardite por Covid-19
Data
2022
Autores
Guarize, Gabriela Ferrazzano
Cheng, Lucas Chen
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde declarou pandemia do novo coronavírus em janeiro de 2020. Além do temido acometimento do sistema respiratório, há relatos do acometimento cardíaco, como a Miocardite por COVID-19, com intensa resposta inflamatória e alta mortalidade. Diante desse quadro, é de grande importância ter conhecimento dos fatores de risco para miocardite e indicadores de pior prognóstico para tratamento precoce.
OBJETIVO: Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes com diagnóstico de miocardite por COVID-19 e os marcadores de risco.
MÉTODOS: Estudo descritivo retrospectivo baseado em análise de relatos de caso, através das pesquisas em bibliotecas online PubMed e Medline, entre os anos de 2020 e 2023. Os critérios de inclusão foram pacientes diagnosticados com COVID-19 com diagnóstico de miocardite e infecção por COVID-19.
RESULTADOS: Foram analisados 22 casos, com idade média de 43,27 anos, maioria do sexo masculino. Dentre os exames complementares, a maioria dos casos (63,6%) apresentava alteração no segmento ST. A troponina média foi de 2789,86
pg/ml. A média de fração de ejeção (FEVE) foi de 38% e 63,6% das ressonâncias cardíacas apresentava realce e edema apenas em mesocárdio.
CONCLUSÃO: Amiocardite por COVID-19 é uma complicação rara que tem espectro variável, mais prevalente em hipertensos. O eletrocardiograma pode ser ferramenta para triagem, com alteração de segmento ST. São fatores de pior prognóstico elevado valor de troponina, fração de ejeção reduzida em ecocardiograma e alto grau de fibrose em realce cardíaco na ressonância cardíaca.
Descrição
Palavras-chave
Miocardite, COVID-19, Relato de caso, Coronavírus
Citação
GUARIZE, Gabriela Ferrazzano; CHENG, Lucas Chen. O perfll epidemiológico e marcadores da Miocardite por Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2022.