Explorando as percepções dos discentes acerca da simulação clínica simulada com dramatização: análise quantitativa
Explorando as percepções dos discentes acerca da simulação clínica simulada com dramatização: análise quantitativa
Data
2022
Autores
Cristóvão, André Bavaresco Gonçalves
Boni, Leonardo Baldy de Sousa
Mario, Luiz Paulo Dias
Cristóvão, Nathalia Bavaresco Gonçalves
Título da Revista
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Editor
UNISA
Resumo
Introdução e justificativa: O uso da simulação realística tem se tornado cada vez mais presente na formação dos diversos cursos da área da saúde. Em conjunto com a grade de ensino tradicional o uso da simulação tem se mostrado benéfico para prática clínica, possibilitando adquirir novas competências, desenvolvimento do raciocínio crítico, além de fortalecer a autoconfiança.
Dessa forma, essa estratégia tem sido implementada como forma de treinamento prático dos discentes através da criação de cenários de eventos clínicos.
Objetivos: Este estudo visou, explorar percepções positivas e/ou negativas sobre simulação clínica entre alunos que contribuam ou prejudiquem sua aplicabilidade e implementação no ensino de graduação de medicina.
Métodos: Foi aplicada a metodologia quantitativa para identificar as percepções sobre simulação clínica dos discentes. Os participantes receberam um link para um formulário eletrônico que abre com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, seguido de um breve questionário demográfico e classificaram suas percepções de aprendizagem quanto às simulações clínicas. Forma de análise dos resultados: Análise dos resultados das tabelas Q-Sort referente aos diferentes grupos participantes com o programa PQ Method versão 2.35.
Discussão: Foram analisados diversos fatores envolvendo experiência clínica, limitações da simulação, contato com o paciente, sendo encontrada na percepção de aprendizagem uma diferençaestatisticamente significante entre os semestres. Os alunos em contato com simulações desde o início do curso tiveram uma visão geral mais positiva sobre as simulações do que alunos que as tiveram parcialmente. Além disso, a segurança do paciente constitui um elemento crucial na adoção de simulações realísticas por instituições de ensino, contribuindo significativamente para que os estudantes desenvolvam habilidades práticas e atinjam a proficiência necessária em suas áreas de atuação.
Conclusão: O estudo mostrou um importante grau de concordância sobre a eficácia das aulas práticas de dramatização. Houve uma concordância em relação a eficácia do método na promoção de aprendizado, experiência e capacidade de agir em situações de atendimentos com pacientes reais, e, ainda, que a simulação é vista como um ambiente seguro para cometer erros e aprender. Podendo, assim, contribuir para a formação de uma visão crítico reflexiva sobre as próprias competências dos alunos, para o reconhecimento das limitações, e para a compreensão da importância e necessidade de obterem conhecimento teórico consistente para fundamentar a prática.
Descrição
Palavras-chave
Simulação Clínica, Dramatização, Estudantes de Medicina, Aprendizado, Simulação Clínica - Percepção
Citação
CRISTÓVÃO, Nathalia Bavaresco Gonçalves; BONI, Leonardo Baldy de Sousa; MARIO, Luiz Paulo Dias Mario; CRISTÓVÃO, Nathalia Bavaresco Gonçalves. Explorando as percepções dos discentes acerca da simulação clínica simulada com dramatização: análise quantitativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2022.