Da África aos indígenas do Brasil: caminhos para o estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena

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Data
2016
Autores
Fernandes, Evandro
Cinel, Nora Cecília Lima Boccacio
Lopes, Véra Neusa
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Editor
UFRGS
Resumo
A publicação do livro Da África aos indígenas do Brasil: caminhos para o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena prova mais uma vez o vigor e a capacidade de inovação de um trabalho coletivo desenvolvido há mais de uma década pela equipe do DEDS-PROREXT-UFRGS, em parceria com importantes núcleos institucionais de Secretarias Municipais de Educação e com profissionais interessados e capacitados a discutir alternativas pedagógicas para uma reconfiguração do ensino brasileiro, pautados no princípio estruturante da diversidade. Primeiramente, através das ações do Programa de Educação Anti-Racista no Cotidiano Escolar e Acadêmico, e depois através dos primeiros passos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS, significativo conjunto de iniciativas tem sido desenvolvido a partir da articulação entre a Universidade, a Escola Pública e a Sociedade, com a finalidade de ampliar os espaços de inclusão da memória de grupos historicamente excluídos em nossa sociedade. Os textos aqui publicados constituem o registro das reflexões teóricas, didático- pedagógicas e das experiências acumuladas pelo conjunto de profissionais convidados a atuar em um curso de formação semipresencial para redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul face às determinações legais vigentes e do interesse de ver desenvolvida a capacitação profissional para uma educação cidadã anti-racista. Os objetivos do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior (UNIAFRO), de onde vieram os recursos financeiros para a organização do evento e da publicação que agora lhe dá sustentação, visam beneficiar projetos educacionais que valorizem a diversidade étnico-racial, de modo a superar o racismo e a discriminação racial no sistema escolar brasileiro, através de formação inicial e continuada de professores e de elaboração de material didático específico para alunos e professores da educação básica (MEC- -FNDE, Resolução nº 10, 2009). Esperamos que, pelos motivos apontados, a leitura deste livro seja proveitosa e inspiradora não apenas aos professores e demais profissionais em educação que participaram do curso que lhe deu origem, mas a todos os interessados em formar cidadãos conscientes e preparados para viver numa sociedade aberta, diversa, plural.
Descrição
Palavras-chave
Cultura indígena, Cultura afro-brasileira, Ensino de História
Citação
FERNANDES, Evandro; Cinel, Nora Cecília Lima Boccacio; Lopes, Véra Neusa. Da África aos indígenas do Brasil: caminhos para o estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena. Porto Alegre: UFRGS,2016.