Uma análise dos conteúdos de angiospermas apresentados em livros do ensino médio

Imagem de Miniatura
Data
2024
Autores
Christe, Juliana Dalcico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O estudo das Angiospermas é de grande importância no Ensino Médio para o conhecimento do aluno, reconhecer as partes distintas de uma Angiosperma e suas funções, perceber a importância dos órgãos vegetativos e reprodutivo das plantas, compreender o funcionamento do transporte de seiva através dos vasos condutores, reconhecer as partes de uma raiz, bem como seus principais exemplares de classificação, entender a importância das flores no processo de polinização e fecundação, compreender a formação do fruto e da semente a partir da polinização, identificar os tipos de fruto de acordo com sua classificação, compreender a importância da semente na perpetuação da espécie do vegetal. Na Biologia o segmento que estuda o Reino Vegetal e que se divide em grandes áreas de estudo, como a fisiologia, a morfologia e a sistemática, subdivididas em vários ramos especializados, é chamado de Botânica. Nesse trabalho procurou-se avaliar o conteúdo sobre grandes grupos de angiospermas em três livros de ensino médio, onde será verificado a maneira como cada um trata este assunto, buscando o conhecimento para a melhor forma de ensino e aprendizagem deste tema no Ensino Médio. Foi usada a metodologia de comparação de imagens e ilustrações, linguagem dos textos, os tipos de exercícios propostos presentes nos livros didáticos. Após analise, a obra considerada mais adequada para o Ensino Médio, foi o livro 3 (LOPES, SÔNIA; Bio, volume 2, 3 ed, São Paulo: Saraiva, 2016).
Descrição
Palavras-chave
Angiospermas, Biologia, Botânica
Citação
CHRISTE, Juliana Dalcico. Uma análise dos conteúdos de angiospermas apresentados em livros do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2024..