MBA em Gestão de Pessoas e Liderança

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    A definição do capital intelectual nas empresas
    (UNISA, 2009) Castro, Cristiano José de
    Muito se tem comentado que os relatórios fornecidos pela Contabilidade Financeira não retratam certas realidades das empresas atualmente, tendo em vista o fato de o valor contábil das ações estarem muitas vezes abaixo do seu valor de mercado. Esse contraste entre os dois valores vem sendo identificado como Capital Intelectual e apresentado como um novo conceito de administração de empresas que conduz á necessidade de aplicação de novas estratégias, de nova filosofia de gestão e novas formas de avaliação do valor da empresa. Este trabalho evidencia a verdadeira relação existente entre a Contabilidade e o Capital Intelectual. Os elementos intangíveis sempre foram abordados pela Contabilidade e, da mesma forma, como nunca se desprezou a sua importância, nunca se subestimou a sua complexidade. Portanto, a Contabilidade não é falha na divulgação das informações por ela registradas. Deve-se entender a finalidade de cada uma das Demonstrações Contábeis, bem como os Princípios subjacentes a elas. A falta de conhecimento, por vezes, conduz a conclusıes precipitadas e errÙneas. Por outro lado, qualquer que seja o rótulo atribuído aos elementos intangíveis, que sempre fizeram parte das organizações, entende-se e se aceita que hoje, cada vez mais, o conhecimento e o gerenciamento desses elementos são relevantes para a gestão das empresas, pois o momento atual é caracterizado pela ampla aplicação do recurso do conhecimento pelo homem, que se materializam em novas tecnologias, sistemas e serviços (entendidos como ativos intangíveis) que agregam valor ás organizações. Este trabalho trata da problematica da mensuração e divulgação dos ativos intangíveis passíveis de serem apropriados como capital intelectual das empresas. Além disso, abordam conceitos de alguns pesquisadores, respeitados no mundo acadêmico, em referência ao capital intelectual, sua composição, e um modelo de trabalho elaborado pelo Grupo Sueco Skandia. Apresenta-se também, uma análise de dados coletados por meio de um questionário fechado, encaminhado ao meio empresarial, que confirmou a importância da valorização do capital intelectual pelas organizações, por refletir nos resultados das empresas.
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    A eficácia da gestão de pessoas na manutenção industrial
    (UNISA, 2008) Magalhães, Rogério da Silva
    A competitividade tem imposto ás organizações uma busca incessante por melhores resultados a fim de garantir o crescimento e a perpetuação no mercado. Este fato tem levado as companhias a buscar o aprimoramento da gesão de pessoas e a identificação / formação de líderes pró-ativos. Desta forma, a gestão estratégica de pessoas nas organizações tornou-se um fator de competitividade e excelência. Os principais conceitos e modelos associados á Gestão do Conhecimento são analisados dentro de uma perspectiva de aplicação no processo de formação da Estratégia na empresa. As diversas correntes de Gestão Estratégica são revistas da literatura, destacando-se as mais recentes, que enfatizam os recursos e as competÍncias organizacionais e incorporam novos conceitos, tais como Inteligência Competitiva e Competências Essenciais. Essa análise bibliográfica visa apoiar o desenvolvimento de um modelo que integre Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Estratégia Empresarial para fins de aplicação em organizações que estejam atuando em ambientes hipercompetitivos ou atravessando novas realidades institucionais e regulatórias. Conceitos e práticas de Aprendizagem Organizacional são incluídas nessa análise pela estreita relação que guardam com os temas abordados, favorecendo a construção do referido modelo "A Eficácia da Gestão de Pessoas na Manutenção Industrial.
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    A motivação no ambiente de trabalho
    (UNISA, 2008) Abreu, Maria Carolina Nogueira
    As pessoas têm sido consideradas o maior ativo intangível das organizações. É por meio de seus conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos que as empresas têm atingido vantagem competitiva e se mantido vivas no mercado. Vivemos numa época em que o ser humano é elemento essencial, que deve ser valorizado pelo que faz e pelo que é. Para tanto, as empresas têm procurado estabelecer estratégias condizentes ao gerenciamento do seu maior ativo, buscando cada vez mais motivar seus colaboradores. Ao criar um programa motivacional é preciso observar que ele envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional e pessoal, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem suficientes desafios e significados para os colaboradores. Conforme foi provado neste trabalho, baseado em pesquisa da revista Exame “As 150 melhores empresas para se trabalhar”, foram usados os exemplos dos artigos para provar que cabe aos líderes, aos gestores de Recursos Humanos e ao próprio funcionário provocar a motivação e que essa deve ser o fator mais importante para o bom andamento da empresa e motivo de satisfação e orgulho para todos os colaboradores.
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    O lado positivo do estresse
    (UNISA, 2007) Guilherme, Débora Souza de Moura
    A pesquisa realizada enfatiza o lado positivo do estresse para líderes de equipes, a possibilidade de transformá-lo em ferramenta motivacional, definições sobre o que é o estresse, o lado positivo e negativo, agentes estressores, situações que levam ao estresse, doenças que podem ser geradas se não for percebido e tratado a tempo, como o líder pode administrá-lo em seu dia-a-dia para torná-la uma ferramenta motivacional, a importância do líder conhecer o assunto para administrá-lo primeiramente em sua vida e ter condições de trabalhar este fator em equipe e os cuidados que precisa tomar para não ser a principal fonte de estresse. Enfatiza a importância do relacionamento interpessoal com a equipe e a organização em geral, a conquista da confiança e credibilidade para facilitar a comunicação com os liderados, a solução de conflitos e problemas contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de cada um com a integração e comprometimento da equipe rumo aos objetivos comuns, auto desempenho e conseqüentemente a obtenção dos resultados esperados ou até mesmo excedentes. Expõe resultados de uma pesquisa aplicada em uma Indústria Plástica, localizada em Embu das Artes, com o objetivo de diagnosticar a existência de estresse entre os membros de cada departamento e se os líderes possuem facilidade em definir o que é o estresse, a visão que possuem a respeito e a possível existência de um programa de tratamento ao estresse.
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    Terceira Idade na Ativa: oportunidade de inclusão no mercado de trabalho e na sociedade
    (UNISA, 2009) Alves, Luana Mayara Bazolli
    O envelhecimento do ser humano pode ser diferenciado segundo vários conceitos de Psicologia e Gerontologia como idade cronológica, biológica, social e a psicológica. Dentre os fatores que têm sido apontados como elementos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos idosos é possível destacar a prática da atividade física. Deste modo o presente estudo, teve por objetivo investigar possíveis influências da prática de atividades física, em indivíduos idosos e como as empresas podem preparar esses colaboradores em fase de aposentadoria. A metodologia adotada se deu através de revisão de literatura, bem como, periódicos que abordam o tema conclui-se que investindo e tornando o colaborador que está entrando em fase de aposentadoria em empreendedor, o envelhecimento passa a ter mais saúde e longevidade.