Efeito da atividade aeróbica da dança na dor, funcionalidade e qualidade de vida de idosas com osteoartrite de joelho: ensaio clínico randomizado

Imagem de Miniatura
Data
2015
Autores
Faria, Luciane de Cassia de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A osteoartrite (OA), afecção mais frequente do sistema musculoesquelético de idosos é responsável por 15% da incapacidade na população adulta mundial. Os joelhos são os segmentos articulares mais atingidos, visto a sua continua movimentação e sobrecarga excessiva. Isso leva à grande comprometimento funcional e a presença do sintoma de dor nos idosos com OA de joelho. Recentes estudos, vem destacando a importância do exercício físico aeróbico para melhora da mobilidade articular, funcionalidade e menor sobrecarga dos membros inferiores de idosos saudáveis. Objetivo: Diante disso, o propósito desse estudo foi investigar o efeito terapêutico da atividade aeróbica da dança na dor, funcionalidade, equilíbrio e qualidade de vida de idosas com osteoartrite de joelho. Métodos: Estudo prospectivo, ensaio clínico controlado, com alocação aleatória. O grupo intervenção foi composto por 10 idosas com OA de joelho que participaram da atividade aeróbica com dança (GIOA) e o grupo controle composto por 10 idosas assintomáticas que não realizaram nenhum tipo de intervenção. As idosas foram avaliadas funcionalmente por meio dos questionários: WOMAC, Lequesne e o SF-36 e a goniometria dos membros inferiores. Posteriormente, foi realizado o Teste de caminhada de seis minutos e Teste Y Balance. O GIOA realizaram todas as avaliações em dois momentos: pré e pós intervenção. Resultados: Os resultados do estudo apontaram que o programa de atividade aeróbica com dança, durante 8 semanas,2 vezes na semana, em idosas com diagnóstico de OA de joelho, reduziu a dor (GI pré/pós, p=0,003), aumentou a funcionalidade, principalmente, para distância ao caminhar (pré/pós GI, p=0,001 e GC, p=0,038) e o ângulo de movimento dos membros inferiores no subir e descer escadas (GI pré/pós, p= 0,004) e rigidez (GI pré/pós, p=0,023). Além disso, houve uma melhora nas oscilações anterior, posterior e lateral do equilíbrio (GI, p<0,005). Para a qualidade de vida os resultados mostraram diferenças estatísticas para os domínios de capacidade funcional (p=0,037), aspectos físicos (p=0,004) e saúde mental (p=0,021) no GIOA (pré e pós intervenção) e, apenas os domínios de vitalidade (p=0,025) e saúde mental (p=0,049) entre o GIO (pós intervenção) e o GC. Conclusão: A atividade aeróbica da dança em idosas com OA de joelho é eficaz para diminuir a dor e melhorar a funcionalidade dos membros inferiores durante a marcha, além de melhorar o equilíbrio e a qualidade de vida dessas idosas.
Descrição
Palavras-chave
Osteoartrite, idoso, dança
Citação
FARIA, L. C. Efeito da atividade aeróbica da dança na dor, funcionalidade e qualidade de vida de idosas com osteoartrite de joelho: ensaio clínico randomizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.