Avaliação da capacidade de escolares em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas

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Data
2018
Autores
Martins, Tauane Ramaldes
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Editor
UNISA
Resumo
A promoção em saúde é um dos pilares da prevenção e quando é associada às unidades escolares apresenta maior eficácia já que os estudantes se encontram em idade de desenvolvimento e autoconhecimento, fato que facilita a incorporação de hábitos saudáveis e higiênicos em sua rotina e estes hábitos quando incorporados durante a infância são profundamente fixados e resistentes às alterações. Este trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade dos escolares em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas, comparado entre as idades de 06 a 11 anos e o gênero. Foram inclusos no estudo 173 crianças que estudam na Escola Estadual do município de São Paulo. Os dados referentes à presença de placa foram coletados antes da atividade educativa e após duas e quatro semanas, utilizando o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). Foram considerados como variáveis os dados demográficos, socioeconômicos, hábitos alimentares e de higiene. Após análise estatística foi possível verificar que os participantes da pesquisa incorporaram o hábito de higiene após a orientação, escolares com idade de 06 – 07 anos apresentaram melhores índices de melhora, sem diferença entre os gêneros e a incorporação do hábito foi imediata à educação, porém no período de quatro semanas a qualidade de higienização tinha se perdido. Com isso é possível concluir que são necessárias ações educativas mais efetivas.
Descrição
Palavras-chave
Educação em saúde, Escolares, Índice de higiene oral simplificado
Citação
MARTINS, T. R. Avaliação da capacidade de escolares em incorporar hábitos de saúde bucal após atividades educativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.