Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para o ensino de saúde e meio ambiente em curso de engenharia ambiental

Imagem de Miniatura
Data
2017
Autores
Marco, Renato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O modelo de desenvolvimento econômico criado a partir da Revolução Industrial gerou intensa degradação ambiental e desigualdade social. O Desenvolvimento Sustentável surge como proposta global de mudança desse quadro a partir de ações políticas, econômicas, sociais e ambientais. Nesse contexto, educação, saúde e equilíbrio ambiental se delineiam como elementos essenciais a serem conquistados e desenvolve-se a Saúde Ambiental, complexa área de estudos e ações. A Educação Ambiental associada à Educação em Saúde passa a ter um papel fundamental para o novo modelo de desenvolvimento. Nesse cenário reconhece-se a importância das atividades integrativas do Engenheiro Ambiental. Porém, sua formação tradicional não oferece suporte para uma visão ampla de atuação na Saúde Ambiental. A Metodologia Ativa projeta-se como uma alternativa viável para uma formação crítica, reflexiva e atuante no cenário contemporâneo. Objetivo: relatar a experiência inovadora de utilização de Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem no ensino de saúde e meio ambiente no curso de Engenharia Ambiental. Método: estudo prospectivo e observacional na disciplina Saúde Ambiental e Epidemiologia do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Santo Amaro. Realizou-se uma experiência de utilização de Metodologia Ativa, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, para o ensino da disciplina. O Projeto partiu de um levantamento no bairro de Santo Amaro, zona sul do Município de São Paulo, de fatores no ambiente urbano que pudessem levar a população ao adoecimento. A partir da determinação dos fatores ambientais produziu-se material educativo para conscientização da população sobre mudanças necessária no meio ambiente com o propósito de oferecer melhores condições de saúde e qualidade de vida. Resultados: através da metodologia utilizada os alunos de Engenharia Ambiental desenvolveram uma percepção crítica e reflexiva de seu papel como profissionais responsáveis com múltipla visão, exigência do mundo contemporâneo. Buscaram ativamente os conhecimentos e se comprometeram com mudanças positivas no ambiente no qual estão inseridos. Conclusão: A Metodologia Ativa, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, mostrou-se efetiva como prática pedagógica inovadora para atender as novas demandas da Educação em Engenharia Ambiental, especialmente na Educação Ambiental e Educação em Saúde.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem Baseada em Projetos, Metodologia Ativa, Educação em Saúde
Citação
MARCO, R. Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para o ensino de saúde e meio ambiente em curso de engenharia ambiental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.