Jogos de empresa no curso de administração: um estudo de caso sobre a contribuição desse curso no processo de ensino e aprendizagem

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Silva, Osvaldo da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Este estudo trata dos Jogos de Empresa. Pode-se considerar que os Jogos de Empresa são hoje largamente utilizados no Ensino Superior e em especial no curso de Administração. Essa utilização surge como possibilidade de promover as metodologias ativas com caráter interdisciplinar, permitindo que os estudantes apliquem as teorias na prática, visto que estes jogos simulam o ambiente empresarial, colocando os jogadores em situações similares às que os executivos enfrentam em sua rotina diária de trabalho. Devido ao destaque que este tipo de simulador vem ganhando, entendemos a relevância deste trabalho que tem como objetivo verificar a contribuição do jogo de empresa ao processo de ensino e aprendizagem do Curso de Administração por meio da análise do jogo “Simulador de Decisões Estratégicas – SDE” e do desempenho dos estudantes das modalidades presencial e a distância. A metodologia deste estudo parte de uma pesquisa exploratória por meio de fundamentação teórica para a qual utilizamos consultas bibliográficas e estudo de caso. O corpus de análise do estudo de caso é composto pelo jogo “Simulador de Decisões Estratégica – SDE”, por meio do qual realizamos o acompanhamento da simulação e a análise dos resultados obtidos pelos estudantes no primeiro semestre de 2019. Os principais resultados alcançados por esta pesquisa demonstram que o jogo SDE é uma ferramenta que possibilita a interação da teoria com a prática por meio do uso de metodologias ativas de caráter interdisciplinar, tornando-se um importante instrumento para a identificação de diferenças significativas no desempenho dos alunos nas modalidades presencial e a distância, evidenciando em quais conteúdos os alunos apresentaram maior fragilidade, possibilitando que os professores criem estratégias para sanar tais deficiências.
Descrição
Palavras-chave
Administração, Metodologias ativas, Interdisciplinaridade
Citação
SILVA, O. Jogos de empresa no curso de administração: um estudo de caso sobre a contribuição desse curso no processo de ensino e aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.