Cultura participativa e cibercultura: o Youtube como estratégia pedagógica

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Tercetti, Carlos Henrique
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A plataforma YouTube é uma mídia social gratuita e interativa amplamente utilizada por diversos públicos sendo o YouTube Edu um segmento da plataforma destinado a compartilhar conhecimento educacional. O presente estudo tem por objetivo analisar as experiências da cultura participativa na plataforma YouTube Edu por meio do canal Matemática Rio para compreender o quanto esta plataforma pode contribuir como ferramenta complementar de estratégia pedagógica de ensino. Assim, este trabalho propôs-se a responder o seguinte problema de pesquisa: considerando os pressupostos teóricos da cultura participativa, de que modo o YouTube, por intermédio do canal Matemática Rio, tem-se constituído uma estratégia pedagógica? As pessoas utilizam-se dos ambientes ciberculturais para a realização de diversas finalidades, desde lazer até a busca por informações em caráter complementar. A perspectiva teórica desta pesquisa apoia-se, principalmente, no contexto cultural que emerge da Cibercultura para compreender as relações que se estabelecem entre a plataforma do YouTube e as estratégias pedagógicas. É no contexto do universo digital que se torna possível desenvolver a chamada cultura participativa e por meio desta a compreensão de conceitos como motivação, excedente cognitivo e trabalho coletivo. Desta maneira adota-se uma atitude interdisciplinar como apoio teórico-metodológico formado pelo relacionamento colaborativo entre as áreas de conhecimento educacional, tecnológico e comunicacional. Quanto ao percurso metodológico, recorreu-se ao método Análise de Conteúdo com a finalidade de analisar os vídeos do canal Matemática Rio da plataforma YouTube Edu. O corpus documental foi constituído por meio de uma seleção preliminar resultando nos cinco vídeos mais populares do canal em questão. Entre os resultados da pesquisa destaca-se o fato que as pessoas têm-se utilizado abundantemente dos vídeos do canal como meio de aprendizagem ao observar os números de visualizações, porém verifica-se poucos registros de interatividade quando se compara aos percentuais das categorias de curtidas, não curtida e comentários.
Descrição
Palavras-chave
Cultura participativa, Cibercultura, Youtube
Citação
TERCETTI, C. H. Cultura participativa e cibercultura: o Youtube como estratégia pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.