Análise de risco: trabalho em marcenaria 
 Análise de risco: trabalho em marcenaria
Data
 2012
Autores
Souza, Anderson Daniel Veloso e
Gomes, Henrique Ribeiro
Campos, Regiane Tavares de
Ribeiro, Rodrigo Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
 UNISA
Resumo
 Este trabalho desenvolve um estudo por meio de um grupo de alunos e fala sobre a atividade de marceneiro e o que pode gerar riscos ocupacionais nesta área. Nele procuramos compreender o conhecimento envolvido na atividade de marceneiro. O marceneiro entrevistado na parte desta pesquisa compõe o grupo social que desenvolve seu trabalho quase de forma artesanal. Interessamo-nos por esta atividade, que de certa forma é encontrada nas comunidades, sendo acessível de ser pesquisada, objetivando a nossa proposta para a educação do trabalhador no 
contexto temático.
Resumindo, o marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível. A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão. 
Um profissional que produz exclusivamente móvel, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado, designa-se antes como moveleiro.
Descrição
Palavras-chave
 Marceneiro, Riscos Ocupacionais, trabalho Artesanal
Citação
 SOUZA, Anderson Daniel Veloso e et al. Análise de risco: tabalho em macenaria. 2012. Projeto Integrador (Tecnólogo em Segurança do Trabalho)—Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2012.