Presença feminina na gestão escolar: o pioneirismo de Miss Marcia Browne na rede pública de ensino de São Paulo (1890-1896)

Imagem de Miniatura
Data
2021
Autores
Cruz, Michel Alves da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A dissertação tem como objeto de estudo a influência feminina na gestão escolar baseada na constatação de que, em uma sociedade machista como a brasileira, as mulheres são maioria absoluta dos ocupantes dos cargos de gestão escolar. A pesquisa busca por meio de levantamentos documentais reconhecer processos históricos para esse predomínio feminino e contemporâneo do lugar ocupado pelas mulheres na direção escolar, bem como investigar o papel da mulher na sociedade educacional em relação às particularidades inerentes à gestão educacional. Para tanto, os problemas que nortearão a pesquisa foram assim constituídos: considerando o machismo estrutural da sociedade brasileira, quais percursos a mulher percorreu para conquistar seu lugar na direção escolar? Em que medida os cargos de diretor (a) escolar ocupados por mulheres são impactados pela dominação do masculino? Em que contexto histórico a mulher ocupa cargos de gestão no âmbito escolar na cidade de São Paulo? Neste sentido, os objetivos da presente proposta visam compreender as razões da predominância de mulheres na direção escolar, analisar a história e os contextos da educação no que se refere à direção no ensino público em São Paulo para, deste modo. O estudo da mulher gestora procura evidenciar as dinâmicas e os enfrentamentos de gênero, bem como as conquistas do feminino no âmbito em que insere. O estudo irá se valar dos documentos e registros históricos que tendo como pressuposto a trajetória da educadora Miss Marcia Browne. O material prospectado terá como subsídio o referencial teórico que possibilita o reconhecimento das relações de poder, ou seja, que permita analisar as relações de poder no âmbito social.
Descrição
Palavras-chave
História das Mulheres, Miss Marcia Browne, Direção Escolar
Citação
CRUZ, M. A. Presença feminina na gestão escolar: o pioneirismo de Miss Marcia Browne na rede pública de ensino de São Paulo (1890-1896). 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2021.