Estudo da análise qualitativa de afluentes da represa Guarapiranga, localizado em dois parques municipais na cidade de São Paulo, SP

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Saito, Bruno de Oliveira Santos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A água é um recurso natural essencial para a vida de todos os seres que habitam a Terra, embora seja encontrada em abundância, sua distribuição sobre a superfície terrestre é desigual. Grande parte dessa água é encontrada nos oceanos, o que impossibilita o seu uso para consumo. O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo e tem como responsabilidade gerir esse recurso, por meio de implantação de conselhos gestores da bacia hidrográfica. O despejo de esgoto sem tratamento nos rios, lagos e mares está afetando a qualidade das águas brasileiras e tem se tornado um problema ambiental, social e de saúde pública. Com isso o presente trabalho objetivou realizar um estudo comparativo entre os córregos São José e M’Boi Mirim, ambos localizados em dois Parques Municipais na zona sul da cidade de São Paulo, com base nos parâmetros do Projeto Observando Rios da ONG SOS Mata Atlântica. A soma dos parâmetros físicos e químicos medidos resultaram na classificação da qualidade da água, em uma escala que varia entre: ótima, boa, regular, ruim e péssima. Os resultados obtidos em ambos os parques foram comparados apresentando similaridades como alta taxa de fosfato e nitrato, resultado decorrente de uma fonte externa de poluição vinda do despejo de esgoto na área. Os parâmetros lixo flutuante e oxigênio apresentaram resultados interessantes, nestes o córrego M’Boi Mirim apresentou melhores condições devido a cobertura de mata ciliar, sendo assim, outro fator que pode melhorar o índice de qualidade é a presença da mata ciliar. A comparação feita entre todos os parâmetros demonstrou que o córrego M’Boi apresenta um IQA regular enquanto o córrego São José apresenta um IQA variável entre ruim e péssimo.
Descrição
Palavras-chave
Água, Bacia hidrográfica, Córrego
Citação
SAITO, Bruno de Oliveira Santos. Estudo da análise qualitativa de afluentes da represa Guarapiranga, localizado em dois parques municipais na cidade de São Paulo, SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas)—Universidade Santo Amaro, São Paulo: 2019.