Incidência do papilomavírus humano, mycoplasma hominis e ureaplasma spp em amostras cervicais coletadas na população ribeirinha do rio Amazonas

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Silva, Thais dos Santos Cavicchio da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) continuam sendo um grande problema de saúde pública em todo o mundo, estima-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções, entre HPV, clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase aconteçam anualmente. A prevalência de Papiloma vírus humano (HPV) na população feminina é de cerca de 54,6% e na masculina, de 51,8% no ano de 2018. Os tipos HPV 16, 18, 31 e 45 são os tipos mais prevalentes, sendo responsáveis por aproximadamente 95% dos casos de carcinomas de células escamosas e suas lesões precursoras de alto grau. O Micoplasma ssp é frequentemente isolado no trato genital, bem como as espécies Ureaplasma urealyticum e Ureaplasma parvum, normalmente frequente em infecções associadas. A associação entre a infecção pelo HPV e o câncer do colo do útero já é bem estabelecida, embora vários estudos tenham encontrado o envolvimento de Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum contribuindo como facilitador de risco de infecção pelo HPV. Dentre as novas tecnologias desenvolvidas para identificação de DNA-Viral, como um dos desdobramentos do seqüenciamento dos genomas, destacasse a técnica de microarrays, ou chips de DNA. A metodologia de microarrays pode ser utilizada para a determinação de perfis de expressão gênica ou para o estudo de genoma funcional. O Objetivo deste trabalho foi verificar a incidência de HPV, M. Hominis e Ureaplasma spp em amostras cervicais coletadas na população ribeirinha dos afluentes Rio Negro e Madeira no Amazonas. Foram avaliadas 117 amostras e verificamos que 78,63% possuem ensino médio incompleto e a 79,49% são casadas. Ainda 26,49% das voluntárias apresentaram a infecção por HPV e 12% destas mulheres estavam infectadas pelo sorotipo 16. Quando separamos a análise do HPV com o M.hominis, observamos uma concordância discreta (66,7%, p=0,0137) e o mesmo foi feito co U. parvum, observamos uma discordância discreta (56,4%, p=0,1744). O câncer cervical está associado aos HPVs de alto risco oncogênico, no entanto outros patógenos cervicais desempenham um papel importante no microambiente imunológico, levando um aumento permissividade o desenvolvimento do câncer cervical, processo mediado pela resposta inflamatória.
Descrição
Palavras-chave
Papiloma vírus humano, Mycoplasmas spp, População ribeirinha
Citação
SILVA, T. S. C. Incidência do papilomavírus humano, mycoplasma hominis e ureaplasma spp em amostras cervicais coletadas na população ribeirinha do rio Amazonas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.