Avaliação do efeito da fibrina rica em plaquetas associado ao osso bovino desproteinizado na neoformação óssea em tíbias de coelho por meio de microtomografia computadorizada

Resumo
Atualmente, o tratamento de pacientes edêntulos com implantes dentários tem se tornado seguro e eficaz, no entanto, um dos desafios nas reconstruções ósseas previamente a instalação de implantes é a presença de defeitos ósseos nos rebordos alveolares. Por essa razão, muitas pesquisas têm contribuído para o desenvolvimento de novos biomateriais. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da associação do Plasma rico em Fibrina e Leucócitos (PRF-L) com osso bovino desproteinizado (Bio-Oss®) na formação óssea em tíbias de coelho por meio de microtomografia computadorizada. Na metodologia empregada foram criados defeitos ósseos em tíbias de 20 coelhos da raça Nova Zelândia. O experimento foi dividido em 4 grupos: Sangue, PRF-L, Bio-Oss® e Bio-Oss® associado ao PRF-L e avaliados em dois períodos, 30 e 60 dias. Os resultados da microtomografia computadorizada demonstraram em relação ao volume de tecido mineralizado e densidade mineral óssea, que não houve diferença significativa entre os grupos no período de trinta dias, contudo no periodo de 60 dias, os grupos Bio-Oss® e Bio-Oss® associado ao PRF-L, obteveram maior formação de tecido mineralizado e densidade óssea. A associação do Bio-Oss® com PRF-L não apresentou aumento da formação de tecido mineralizado. Concluiu-se que a associação do PRF-L com Bio-Oss® não promoveu aumento da formação do tecido mineralizado e mostrou que a utilização do Bio-Oss® é uma técnica segura e clinicamente previsível sendo uma alternativa viável para enxerto de osso autógeno.
Descrição
Palavras-chave
Fibrina rica em plaquetas, Implantes, Osso bovino desproteinizado
Citação
VIEIRA, Rafael Soares. Avaliação do efeito da fibrina rica em plaquetas associado ao osso bovino desproteinizado na neoformação óssea em tíbias de coelho por meio de microtomografia computadorizada. 2015. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.