Ciências Contábeis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
1 - 5 de 5
- ItemImpactos econômico-financeiros da pandemia no setor de tecnologia: o caso Linx(UNISA, 2021)A pandemia decorrente do covid-19 refletiu na economia e foi responsável pelo fechamento de 4 em 10 empresas que encerraram atividades no período. O principal fator foi o isolamento social, afetando toda cadeia de consumo e mudando a relação das pessoas com a tecnologia. Ampliou a demanda por recursos tecnológicos, gerando crescimento de 5,6% do setor de tecnologia, enquanto a economia retrocedeu 0,01%. O setor Tecnologia da Informação alcançou nível de atividade 27,8% superior ao anterior à pandemia, alavancados pelo e-commerce e o trabalho remoto. Para avaliar a evolução econômico-financeira de empresas, o Sistema Dupont permite analisar os fatores que contribuíram para a rentabilidade e retorno dos capitais. O problema deste trabalho é: Como a pandemia afetou a situação econômico-financeira das empresas de tecnologia? Como hipótese, entende-se que o crescimento da demanda por tecnologia levou as empresas a suprir as necessidades de recursos tecnológicos, gerando aumento da receita, da rentabilidade e do retorno dos capitais investidos nessas empresas. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos do crescimento do setor de tecnologia na rentabilidade, no retorno dos investimentos e de capital das empresas desse segmento. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa e descrita, baseada no estudo de um caso. Resultados apontam que, enquanto a receita da Linx teve aumento de 27,8% no período, a Margem de Lucro teve queda de 188%. Os ativos cresceram 62,5% e as despesas, 82,8%. O ROI apresentou queda de 69%. Conclui-se que o aumento das receitas não foi acompanhado de retornos sobre o capital investido pelos proprietários.
- ItemA importância do planejamento tributário(UNISA, 2016)Este trabalho foi realizado com o objetivo de determinar a importância do planejamento tributário, que auxilia para a diminuição da carga tributária do empreendedor. A presente pesquisa teve também o intuito de analisar a forma de tributação mais adequada para o prestador de serviços. Inicialmente, foi realizada a fundamentação teórica, por meio da qual foram estudados a contabilidade tributária, o planejamento tributário e as principais formas de tributação (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido). A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso que tomou por base uma empresa prestadora de serviço de uma auditoria. Foi realizada a comparação entre o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, e concluiu-se que o Simples Nacional é mais vantajoso para o prestador de serviços do referido estudo.
- ItemGovernança Sustentável: análise das demonstrações contábeis da Natura cosméticos publicadas no ano de 2015(UNISA, 2016)O presente trabalho relata sobre as práticas da contabilidade ambiental e como é possível obter eficiência econômica através da implementação das mesmas na empresa brasileira Natura Cosméticos. São estabelecidos importantes conceitos relacionados ao tema, discutidos aqui, como governança sustentável e ativo ambiental. Cada vez mais as empresas agregam as suas atividades às práticas ambientais, buscando uma governança sustentável que tem como objetivo geral fortalecer os processos de decisão voltados para o requisito ambiental. A contabilidade ambiental atualmente é de grande importância para as empresas de um modo geral, sendo que a preocupação com o meio ambiente é uma questão mundial. A população está muito mais crítica nas escolhas de seus produtos e serviços e uma empresa sustentável pode ser um grande diferencial.
- ItemA utilização dos instrumentos da controladoria para sobrevivência das startups(2021)A controladoria é uma área da ciência que avalia o desempenho das atividades empresariais para dar suporte a tomada de decisão, buscando a melhora dos resultados. Opera como facilitador para otimizar resultados, tornando as informações disponíveis em tempo oportuno. O modelo de negócio startup, está se estabelecendo globalmente e, crescendo de maneira acelerada. No entanto, pesquisas apontam que 25% das startups brasileiras ‘’morrem’’ com média de 1 ano de atividade, e 50% fecham no período médio de 4 anos. As principais causas para o fechamento são a falta de planejamento e o descontrole do gerenciamento. Assim, a questão desta pesquisa é: Quais as principais contribuições da controladoria, para a sobrevivência das startups? Como hipótese, entende-se que a utilização dos recursos da controladoria reduz as possibilidades da mortalidade precoce em virtude de falhas de gestão. O objetivo do estudo é averiguar quais mecanismos da controladoria operam no planeamento e diminuição da mortalidade das startups. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados mostram que o BSC é uma ferramenta que vai além dos números, proporciona um mapa que alinha os objetivos às medidas de desempenho, atuando como instrumento para apoio à tomada de decisão empresarial. O SIG é o instrumento que orienta o processo de obtenção, organização, comunicação e análise das informações necessárias ao planejamento e à gestão do negócio. Esses instrumentos, quando utilizados por startups, contribuem para reduzir as falhas de planejamento e gerenciamento, contribuindo para a sobrevivência e crescimento dessas empresas.
- ItemPlanejamento tributário: o papel do profissional da contabilidade na orientação e forma de tributação(UNISA, 2016)Em virtude da elevada carga tributária do Brasil representar um grande ônus para as empresas, viu-se a necessidade de um estudo analítico sobre as formas de tributação em uma empresa. O presente estudo tem como objetivo geral o intuito de buscar a melhor forma de tributação para uma empresa comercial, analisando o planejamento tributário adequado, através da comparação entre: Lucro Real x Lucro Presumido. Buscou-se analisar os benefícios que o planejamento tributário pode trazer para a empresa, abordando por meio de dados quantitativos o regime de tributação mais adequado no ponto de vista contábil e identificando a legislação tributária mais propícia em seus aspectos gerais. Toma-se por concluído o estudo no momento que é identificado o regime tributário com o menor ônus.