Ciências Contábeis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 6
  • Item
    A utilização dos instrumentos da controladoria para sobrevivência das startups
    (2021) Santos, Gabriella Lima dos; Alves, Letícia Fernandes; Silva, Antonio Ronaldo Ribeiro da; Costa, Márcia Maria da Graça
    A controladoria é uma área da ciência que avalia o desempenho das atividades empresariais para dar suporte a tomada de decisão, buscando a melhora dos resultados. Opera como facilitador para otimizar resultados, tornando as informações disponíveis em tempo oportuno. O modelo de negócio startup, está se estabelecendo globalmente e, crescendo de maneira acelerada. No entanto, pesquisas apontam que 25% das startups brasileiras ‘’morrem’’ com média de 1 ano de atividade, e 50% fecham no período médio de 4 anos. As principais causas para o fechamento são a falta de planejamento e o descontrole do gerenciamento. Assim, a questão desta pesquisa é: Quais as principais contribuições da controladoria, para a sobrevivência das startups? Como hipótese, entende-se que a utilização dos recursos da controladoria reduz as possibilidades da mortalidade precoce em virtude de falhas de gestão. O objetivo do estudo é averiguar quais mecanismos da controladoria operam no planeamento e diminuição da mortalidade das startups. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados mostram que o BSC é uma ferramenta que vai além dos números, proporciona um mapa que alinha os objetivos às medidas de desempenho, atuando como instrumento para apoio à tomada de decisão empresarial. O SIG é o instrumento que orienta o processo de obtenção, organização, comunicação e análise das informações necessárias ao planejamento e à gestão do negócio. Esses instrumentos, quando utilizados por startups, contribuem para reduzir as falhas de planejamento e gerenciamento, contribuindo para a sobrevivência e crescimento dessas empresas.
  • Item
    Impactos econômico-financeiros da pandemia no setor de tecnologia: o caso Linx
    (UNISA, 2021) Silva, Bruna Medeiros da; Paiva, Fabiana Silva; Ferreira, Sandra Marques;; Costa, Márcia Maria da Graça; Oliveira, Laysa Michelle Vieira de
    A pandemia decorrente do covid-19 refletiu na economia e foi responsável pelo fechamento de 4 em 10 empresas que encerraram atividades no período. O principal fator foi o isolamento social, afetando toda cadeia de consumo e mudando a relação das pessoas com a tecnologia. Ampliou a demanda por recursos tecnológicos, gerando crescimento de 5,6% do setor de tecnologia, enquanto a economia retrocedeu 0,01%. O setor Tecnologia da Informação alcançou nível de atividade 27,8% superior ao anterior à pandemia, alavancados pelo e-commerce e o trabalho remoto. Para avaliar a evolução econômico-financeira de empresas, o Sistema Dupont permite analisar os fatores que contribuíram para a rentabilidade e retorno dos capitais. O problema deste trabalho é: Como a pandemia afetou a situação econômico-financeira das empresas de tecnologia? Como hipótese, entende-se que o crescimento da demanda por tecnologia levou as empresas a suprir as necessidades de recursos tecnológicos, gerando aumento da receita, da rentabilidade e do retorno dos capitais investidos nessas empresas. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos do crescimento do setor de tecnologia na rentabilidade, no retorno dos investimentos e de capital das empresas desse segmento. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa e descrita, baseada no estudo de um caso. Resultados apontam que, enquanto a receita da Linx teve aumento de 27,8% no período, a Margem de Lucro teve queda de 188%. Os ativos cresceram 62,5% e as despesas, 82,8%. O ROI apresentou queda de 69%. Conclui-se que o aumento das receitas não foi acompanhado de retornos sobre o capital investido pelos proprietários.
  • Item
    Governança Sustentável: análise das demonstrações contábeis da Natura cosméticos publicadas no ano de 2015
    (UNISA, 2016) Souza, Aline Maria da Silva; Faria, Fernanda Cristina da Conceição; Aragão, Grazieli Vieira de; Coutinho, Jessica Silva; Bezerra, Vanessa Patricio
    O presente trabalho relata sobre as práticas da contabilidade ambiental e como é possível obter eficiência econômica através da implementação das mesmas na empresa brasileira Natura Cosméticos. São estabelecidos importantes conceitos relacionados ao tema, discutidos aqui, como governança sustentável e ativo ambiental. Cada vez mais as empresas agregam as suas atividades às práticas ambientais, buscando uma governança sustentável que tem como objetivo geral fortalecer os processos de decisão voltados para o requisito ambiental. A contabilidade ambiental atualmente é de grande importância para as empresas de um modo geral, sendo que a preocupação com o meio ambiente é uma questão mundial. A população está muito mais crítica nas escolhas de seus produtos e serviços e uma empresa sustentável pode ser um grande diferencial.
  • Item
    A importância do planejamento tributário
    (UNISA, 2016) Moreira, Lucássia Camila Delfino; Reis, Marcelo Silva; Silva, Vanderson Rodrigues da
    Este trabalho foi realizado com o objetivo de determinar a importância do planejamento tributário, que auxilia para a diminuição da carga tributária do empreendedor. A presente pesquisa teve também o intuito de analisar a forma de tributação mais adequada para o prestador de serviços. Inicialmente, foi realizada a fundamentação teórica, por meio da qual foram estudados a contabilidade tributária, o planejamento tributário e as principais formas de tributação (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido). A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso que tomou por base uma empresa prestadora de serviço de uma auditoria. Foi realizada a comparação entre o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, e concluiu-se que o Simples Nacional é mais vantajoso para o prestador de serviços do referido estudo.
  • Item
    A viabilidade financeira da abertura de um quiosque de açaí
    (UNISA, 2021) Silva, David Paulino da
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a viabilidade financeira da abertura de um quiosque de açaí, cujo nome será Açaí Legal. Este quiosque ficará localizado em um Shopping Center no bairro da Vila Mariana, bairro tradicional da zona sul da cidade de São Paulo, onde tem muita circulação de pessoas, principalmente da classe C, que será o público alvo do negócio. Neste projeto será detalhado todo o investimento que será necessário realizar para iniciar este negócio, todos os estudos estratégicos que serão realizados e os cálculos financeiros que serão utilizados para a tomada de decisão na viabilidade, positiva ou não, deste negócio. Também será evidenciada toda a análise de mercado que justifique a escolha deste negócio como forma de empreender, além dos cálculos que justifiquem os preços que serão praticados. Com o objetivo de tomar uma decisão correta, serão apresentados três tipos de cenários financeiros/econômicos: um cenário realista, um cenário otimista e um cenário pessimista.