Análise da percepção do envelhecimento em mulheres de meia idade e mulheres idosas que buscam por procedimentos estéticos

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Carvalho, Flávia Franco Carrara Rodrigues de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A presente pesquisa descritiva observacional de natureza quantitativa e delineamento transversal teve como objetivos analisar a percepção do envelhecimento em mulheres de meia idade e mulheres idosas que buscam por procedimentos estéticos, analisar se há diferenças na percepção do envelhecimento entre os dois grupos, conhecer o perfil das voluntárias através dos questionários sóciodemografico e geral avaliando se as variáveis estado marital, escolaridade e estrato socioeconômico estão associadas aos domínios da parte A do Questionário de percepção do envelhecimento e comparar se a procura por procedimentos estéticos não invasivos e minimamente invasivos é diferente entre estes grupos. Os instrumentos utilizados foram; Questionário Sócio Demográfico, Questionário de Percepção do Envelhecimento e Questionário geral com perguntas abertas e fechadas. Participaram do estudo 70 mulheres, com idades compreendidas entre 40 a 75 anos. Resultados: Os resultados demonstraram que as voluntárias em geral, possuíam percepção positiva do envelhecimento com escores altos nos domínios que determinam controle e consequências positivas nas experiências do envelhecimento, mas com diferenças significantes nos domínios Consequências negativas (p=0,0114) e domínio cíclico (p=0,0269) no grupo de meia idade e no domínio representações emocionais no grupo de idosas (p=0,0442); o grupo de mulheres de meia idade atribuiu um número maior de doenças ao envelhecimento, sugerindo uma percepção mais negativa do envelhecimento entre as mulheres deste grupo. A maioria das voluntárias vivia com companheiro (80%), possuía Nível superior de escolaridade (87,1%) e pertencia ao estrato Socioeconômico A (54,2% e 33,3% respectivamente meia idade e idosas). As variáveis escolaridade (nível superior) e estrato socioeconômico (estrato B2) foram associadas aos domínios cronológico crônico e domínio consequências negativas respectivamente (p=0,023 e p=0,003). A maioria das voluntárias relatou satisfação com aparência (78,6%) e associou procedimentos estéticos á melhora na saúde (88,6%); as idosas realizavam procedimentos estéticos há mais tempo (p=0,0128) e realizaram maior número de cirurgias plásticas (p=0,0050), não houve diferença nos tipos de procedimentos estéticos realizados. Conclusão: Neste estudo o envelhecimento é contextualizado como um processo crônico com persistência constante da consciência do envelhecer, mas também por uma visão otimista com relação ao controle dos eventos relacionados ao envelhecimento assim como a crença de que o envelhecimento tem consequências positivas. Nota-se que as mulheres de meia idade apresentaram uma percepção mais negativa do envelhecimento, pois aprovaram mais as consequências negativas como dificuldades nas atividades em geral inerentes ao envelhecimento e possuíam sentimentos oscilantes sobre a percepção de estarem envelhecendo, além de atribuírem número maior de alterações na saúde ao envelhecimento, aspecto que associa doença a velhice.
Descrição
Palavras-chave
Idosas, Envelhecimento, Estética
Citação
CARVALHO, F. F. C. R. Análise da percepção do envelhecimento em mulheres de meia idade e mulheres idosas que buscam por procedimentos estéticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.