Políticas e sistemas de saúde em tempos de pandemia: nove países, muitas lições

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Machado, Cristiani Vieira
Pereira, Adelyne Maria Mendes
Freitas, Carlos Machado de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fiocruz
Resumo
Uma crise multidimensional, cujas consequências para a saúde das populações a médio e longo prazos são potencializadas pelas desigualdades e pelas situações de alta vulnerabilidade social. É dessa forma que três pesquisadores da Fiocruz, organizadores do e-book, classificam uma pandemia, com foco especial na emergência da Covid-19. A coletânea apresenta estudos de casos de nove países de três regiões do mundo. Da Ásia foram incluídas a China e a Coreia do Sul. Da Europa, foram analisados os casos de Alemanha, Espanha e Reino Unido. Na região das Américas, quatro países foram estudados: Argentina, Brasil, Canadá e México. Foram pesquisadas as políticas de enfrentamento da doença em cada uma dessas nações, considerando seus contextos e características prévias de seus sistemas e coberturas de saúde, além das estratégias adotadas no âmbito da atenção e da vigilância. Este é o quinto e último livro da série "Informação para Ação na Covid-19", que tem como objetivo reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. Com apoio da rede SciELO Livros, a iniciativa disponibiliza as obras exclusivamente em formato digital e acesso aberto.
Descrição
Palavras-chave
Política de Saúde, Epidemias, Sistemas de Saúde, Vigilância em Saúde Pública, Atenção à Saúde, Fatores Socioeconômicos, COVID-19, Disparidades nos Níveis de Saúde
Citação
MACHADO, Cristiani Vieira; PEREIRA, Adelyne Maria Mendes; FREITAS, Carlos Machado de (orgs). Políticas e sistemas de saúde em tempos de pandemia: nove países, muitas lições. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.