Perfil socioeconômico de moradores residentes do parque Cantinho do Céu — Grajaú, São Paulo e a qualidade da água consumida na região

Imagem de Miniatura
Data
2019
Autores
Souza, Robson Zago
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O objetivo geral da presente pesquisa foi caracterizar a influência do perfil socioeconômico de indivíduos residentes do bairro Cantinho do Céu — São Paulo/SP, sobre o consumo de água. Como objetivos secundários, o trabalho também visa avaliar o cenário das doenças de veiculação hídrica do bairro localizado no extremo sul do município de São Paulo e apresentar os resultados sobre a qualidade da água consumida no período de estudo. Para isso, realizou-se pesquisa quantitativa entre os moradores. O acesso à água potável é um direito de todos e o exercício desse direito depende de ações do Estado, que deve garantir o acesso e também regular a forma de exercício desse direito, assim como de ações individuais relacionadas ao uso da água de forma racional e sustentável. Foi realizado um estudo observacional analítico do tipo transversal em indivíduos residentes no bairro Cantinho do Céu, município de São Paulo/SP. Na pesquisa de campo, foram coletadas amostras de água do bairro acima mencionado, para análise de sua qualidade. Os resultados da análise microbiológica observaram a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli em um dos três pontos de coleta de água. Os resultados obtidos através da aplicação do questionário permitiram relacionar a influência de alguns aspectos tais como nível de renda e carência sobre o consumo de água. Conclusão: a análise microbiológica da água revelou a presença de E. coli e coliformes totais podendo levar ao surgimento das doenças, tais como infecções urinárias, diarreias, colite hemorrágica, entre outras. Tendo em vista os problemas oriundos de agentes biológicos e/ou de esgotos industriais no que diz respeito a doenças de veiculação hídrica, tais como dengue, malária, hepatite A e leptospirose, a qualidade da água tem grande influência sobre a saúde. Se não for adequada, pode causar surtos de doenças e graves epidemias.
Descrição
Palavras-chave
Consumo de água, Escherichia coli, Doenças de veiculação hídrica
Citação
SOUZA, R. Z. Perfil socioeconômico de moradores residentes do parque Cantinho do Céu — Grajaú, São Paulo e a qualidade da água consumida na região. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.