Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para o ensino de saúde e meio ambiente em curso de Engenharia Ambiental

Imagem de Miniatura
Data
2017
Autores
Marco, Renato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O modelo de desenvolvimento econômico criado a partir da Revolução Industrial gerou intensa degradação ambiental e desigualdade social. O Desenvolvimento Sustentável surge como proposta global de mudança desse quadro a partir de ações políticas, econômicas, sociais e ambientais. Nesse contexto, educação, saúde e equilíbrio ambiental se delineiam como elementos essenciais a serem conquistados e desenvolve-se a Saúde Ambiental, complexa área de estudos e ações. A Educação Ambiental associada à Educação em Saúde passa a ter um papel fundamental para o novo modelo de desenvolvimento. Nesse cenário reconhece-se a importância das atividades integrativas do Engenheiro Ambiental. Porém, sua formação tradicional não oferece suporte para uma visão ampla de atuação na Saúde Ambiental. A Metodologia Ativa projeta-se como uma alternativa viável para uma formação crítica, reflexiva e atuante no cenáriocontemporâneo. Objetivo: relatar a experiência inovadora de utilização de Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem no ensino de saúde e meio ambiente no curso de Engenharia Ambiental.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem baseada em projetos, Metodologia ativa, Educação em saúde
Citação
MARCO, Renato. Aprendizagem baseada em projetos como estratégia para o ensino de saúde e meio ambiente em curso de Engenharia Ambiental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.