Análise ultrassonográfica das gorduras subcutânea e intra-abdominal em crianças e sua relação com diagnósticos antropométricos

Imagem de Miniatura
Data
2017
Autores
Piper, Leonardo de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A obesidade infantil patologia pediátrica mais frequente problema de saúde pública mundial, é considerada epidemia global e importante fator de risco para a obesidade na idade adulta. Dentre as suas consequências, destacam se as doenças cardiovasculares e metabólicas, que podem ser diagnosticadas durante a infância e potencializam a morbimortalidade ao longo de toda a vida. A antropometria, que inclui o cálculo do índice de massa corpórea (IMC) e a medida da circunferência da cintura (CC), tem indicação comprovada na avaliação clínica pediátrica. Contudo, esses métodos diagnósticos não diferenciam a gordura subcutânea da intra abdominal ou visceral. A ultrassonografia (US) surge como método de diagnóstico por imagem, com vantagens validadas e reconhecidas na comunidade científica, capaz de diferenciar a espessura do tecido celular subcutâneo, da gordura pré peritoneal e da gordura intraperitoneal, principalmente em crianças.
Descrição
Palavras-chave
Obesidade pediátrica, Antropometria, Gordura subcutânea
Citação
PIPER, L. S. Análise ultrassonográfica das gorduras subcutânea e intra-abdominal em crianças e sua relação com diagnósticos antropométricos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.